ES – Jovens são presos em shopping, acusados de fazer um arrastão que a polícia nega [?!]

jovens no chão presos em Vitória

Tania Pacheco, com base em informação enviada para Combate Racismo Ambiental por Mirt’s Sants:

Em Vitória, a Polícia Militar invadiu um pier onde estava sendo realizado um baile funk, alegando que estaria havendo briga entre grupos. Umas dezenas de jovens fugiram, amedrontados, e se refugiaram num shopping próximo. 

Foi a vez, entretanto, de os frequentadores do shopping entrarem em pânico, vendo seu ‘fetiche de segurança’ ameaçado por “indesejáveis, vestidos como num baile funk, de tez escura e fragilizando o limite das vitrines que separam os consumidores de seus desejos”. Resultado: chamaram a PM, acusando os jovens de quererem fazer um arrastão.

A Polícia chegou rapidamente e saiu prendendo todo e qualquer jovem que se enquadrasse no ‘padrão funk’. Fez com que descessem em fila indiana e depois os expôs à execração pública, sentados no chão com as mãos na cabeça. E isso tudo apesar de negar que tenha havido qualquer arrastão, “exceto na versão alarmista dos frequentadores”.

Se chegou a haver algo parecido com uma tentativa de ‘arrastão’ ao que parece é impossível saber. Para alguns dentre os presentes, a negativa da PM teve como motivo “preservar a a reputação do shopping como templo de segurança”. Se assim foi, a foto acima, com os jovens sentados no chão sob vigilância, e o vídeo abaixo, mostrando-os sendo forçados a descer em vila indiana sob a mira da Polícia, se tornam ainda mais graves como exemplos de arbítrio, violência e desrespeito aos direitos humanos.  E isso só se torna pior quando acontece ainda sob os aplausos dos “consumidores”…

Comments (5)

  1. – Alguém atenta contra judeu; o coreano/chinês; o japonês? – Não. Há matança de jovens daquelas origens? – Não. Eles têm domicilio? Tem. Ao imigrante europeu/japonês foi dada a posse da terra? – Sim. Eles, e descendentes têm domicílio? Sim. E ao negro? Ao negro é negada a terra; do indígena foi tomada a terra. Não há preconceito racial no Brasil. O que há é uma intolerância ao negro. Um crime de lesa nacionalidade.

  2. Em meu Facebook estou chocada com tantos comentários apressadamente culpabilizadores dos jovens que foram revistados, obrigados a sentar no chão com as mãos nas cabeças, e filmados e xingados pela população presente nos locais. Nos sites de jornais o que está acontecendo é uma série de crimes de racismo. Precisamos de ajuda.

  3. A situação de RACISMO explicito pelas redes sociais no ES é caótica, precisamos urgente de mecanismos de combate ao Racismo, aos preconceitos e discriminações de qualquer natureza.

    SOCORRO!!!!

  4. Obrigada, pela chamada, Roger. Na verdade, eu transcrevi sem a devida atenção o comentário enviado. Acho que agora a confusão foi desfeita. E desculpem.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.