Curt Nimuendajú: promo

Uma ficção sobre Curt Nimuendajú, etnólogo autodidata nascido na Alemanha que passou a primeira metade do século XX viajando pelo interior do Brasil, convivendo com dezenas de povos indígenas. O projeto teve adesão entusiasmada de povos entre os quais foram feitas as gravações e que tiveram papel relevante na vida pessoal e na trajetória científica de Curt Nimuendajú: os Apinayé (Tocantins) e Canela-Rankokamekrá (Maranhão), além dos Guarani (São Paulo).

A etapa de pré-produção foi viabilizada pelo prêmio “Filme em Minas” (Programa de estímulo ao audiovisual do Governo de Minas Gerais/Companhia Energética de MG) e pela Agência Nacional de Cinema (Ministério da Cultura). O projeto agora busca patrocinadores e coprodutores para chegar às telas. Ser um parceiro do longa NIMUENDAJÚ é contribuir para que o público tenha contato com fontes pouco visitadas da cultura brasileira, uma experiência vertiginosa de compartilhamento humano frente a diferenças étnicas e existenciais.

Produtora: Anaya. Instituições parceiras: Fundação Nacional do Índio; Museu Nacional Celin); Centro de Trabalho Indigenista; Centro de Documentação Timbira; Universidade UNA/Belo Horizonte.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.