Fortaleza: Mães protestam contra mudanças em processo seletivo de creches

maes
FOTO: EVILAZIO BEZERRA

Redação O POVO online

Um grupo formado por mães de alunos da rede municipal de Educação Infantil protestou contra a redução do número de vagas destinadas aos períodos de tempo integral em creches e a adoção de critérios seletivos para as matrículas, na manhã desta quarta-feira, 27, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social, localizada na avenida Desembargador Moreira, em Fortaleza.

O ato teve início por volta das 8 horas da manhã e contou com cerca de 200 pessoas. Por volta das 11h45min o movimento dispersou. Segundo José Gomes Arnaldo, diretor executivo do Centro de Articulação e Apoio às Creches, funcionários da Secretaria informaram que o Secretário de Educação não estava no local e não autorizou o recebimento de nenhum dos manifestantes.

A reorganização do atendimento integral de creches foi anunciado semana passada. Com a mudança, as crianças de três anos de idade passarão a ser atendidas em expediente parcial, a partir de 2013. Além disso, a disputa pela oferta do ensino dependerá de uma análise financeira e social da família do candidato a aluno. A alteração gerou críticas de vereadores da oposição que consideraram a proposta um retrocesso. 

Caroline de Sousa, 23 anos, uma das mães que precisa da creche em período integral, conta que teve que abandonar o emprego de diarista, pois não tinha com quem deixar os três filhos, de 5, 3 e 2 anos. “É um absurdo essa mudança, muitas das mães são sozinhas e não tem como se sustentar sem os empregos”, completa.

Segundo ela, durante o ato as mães foram agredidas verbalmente por guardas municipais. “Nos chamaram de vagabundas, mandaram a gente ir trabalhar, mas não é assim, estamos atrás dos nossos direitos”, disse.

A Secretaria de Segurança Cidadã informou que a Guarda Municipal de Fortaleza não tem conhecimento dessa agressão, mas qualquer manifestante pode fazer uma denúncia na Ouvidoria do órgão por e-mail ([email protected]), por telefone (85.3223.6365) ou presencialmente (R. Delmiro de Farias, 1900, Rodolfo Teófilo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 14h às 17 horas.

O secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, defendeu a mudança no atendimento das creches da rede municipal. Ele justificou a mudança como alternativa para atender uma maior quantidade de crianças, enquanto os projetos da gestão de Roberto Cláudio não são concluídos.

Ivo Gomes usou a metáfora de dividir uma barra de chocolate para duas crianças para explicar a decisão da gestão. “Nós não vamos parir prédios que possam abrigar todas as crianças de uma hora pra outra, nem em um ano, nem em dois. Nós estamos tomando a providência para resolver a causa do problema, que é a falta da oferta, com a construção de 120 centros de educação infantil”.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.