Urgente! Acampamento Apyka’i está sendo atacado neste momento [com correções e atualizações]

APYKAY

Notícia inicial, da Campanha Guarani:

Lideranças Kaiowá do acampamento Apyka’i, na BR-463, relatam que NESTE INSTANTE estão sendo atacados na retomada. A Funai já enviou dois servidores para o local, para checar a informação.

Às 16 horas, Combate Racismo Ambiental recebeu a informação abaixo, repassadas de Apyka’i via Gustavo Guerreiro, da Funai em Dourados:

“Segundo o Servidor Crizantho, que está no local, há indícios de que houve conflito. Há muitos órgãos de imprensa por lá. Vamos encaminhar os indígenas para abrir inquérito policial. A Funai também vai tomar outras medidas para apurar o caso. O material (fotos e filmagens) dos indígenas será analisado aqui na Funai”. 

Às 16:40, novas notícias de Dourados, via Gustavo Guerreiro:

Segundo o depoimento de um indígena, “dois homens estiveram lá, tirando fotos nossas e escreveram no chão dizendo que era pra matar a gente”.

Numa síntese a partir dos depoimentos, os homens foram no carro da empresa de segurança que presta serviços para a usina. Um deles, com o uniforme de segurança, estava armado. O outro, ‘à paisana’, tirava as fotos. Quando os indígenas se aproximaram para averiguar do que se tratava, eles foram embora, mas deixaram uma mensagem escrita no chão dizendo que os acampados iam morrer. O incidente se deu por volta das 13 horas de hoje.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.