Reflexões em tempos de Semana da Consciência Negra

casal de verlhos negros 1889Por Clarissa Lima

Esta foto foi tirada em 1889, na capital, um ano após a abolição da escravatura. Para mim, ela simboliza o Amor e a Resistência. São dois pretos velhos, sentados em frente ao seu barraco, sem nenhuma perspectiva de futuro, segurando firme um na mão do outro como quem diz: “Estamos juntos nessa!”

Esse casal estava entre os milhares de negros libertos que se espalharam pela cidade sem ter para onde ir, que foram se virando como podiam, trabalhando em subempregos, trocando serviços por prato de comida. O inconsciente coletivo de subserviência deixado pela escravidão fez com que muitos brancos e negros achassem que as coisas deveriam permanecer assim. Isso somado ao total descaso do governo e a falta de políticas públicas adequadas acabou gerando três problemas crônicos que persistem 124 anos depois: preconceito, discriminação e desigualdade social. 

Por isso, quando olho pra essa foto – que aliás, emoldurei e coloquei na parede da minha casa – me pergunto: por onde andam os descendentes desse casal?

Certamente, eles estão entre os milhares de negros, mulatos, pardos, “morenos”, “cor de cuia”, “jambos”, “sararás” com quem cruzamos diariamente no Mercado Público, nos shoppings, no ônibus, na faculdade, nas baladas, enfim… Mas, quem são essas pessoas? Como elas vivem hoje? Não seria eu descendente dessa família ???

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ney Didãn.

Comments (6)

  1. Quem tem olhos para ver, nas várias escalas esta realidade,[…]., que influencia a realidade nacional do povo negro, e o quanto já nos distanciamos desta realidade. Lembrando que a abolição aconteceu num período muito recente( 125 anos).Tendo em consideração. povos com mais de 4.000 anos de história.
    É o que poderá acontecer com os povos Islamizados que vieram para o Brasil, e seu sangue correm em muitas veias, sei que não se fala nisso. Assim como a periferias que foram sistema criado por uma elite que se farta,hoje famílias quatrocentonas, estamos criando uma nova periferias…Pois não morremos estamos vivos, não morremos dos abandonos e descasos aos quais fomos submetidos, pelo contrario nos tornamos mais fortes. Estamos atingindo Doutorado e Mestrado, nos encontraremos para olhar olho no olho, dizer para o sistema ( Somos vencedores…)

    JC/Dos Morros da Brasilânida, também traficando e consumindo informações. Assistente Social- Aluno Especial da USP.

  2. somos brasileiros e praticamente todos nós somos descendentes de negros e pouco sabemos sobre sua história, sobre nossa história, por puro preconceito cultural…

  3. Infelizmente podemos observar que ainda existe o racismo quando em nota atual foi divulgado na mídia o alarmante percentual de jovens negros que vivem em grandes áreas de exclusão social serem mortos pelo fator violência, as mais diversas formas, mas sobre tudo por arma de fogo e arma branca… eu testemunho essas ocorrências, infelizmente, pois trabalho em uma dessas regiões prestando assistência à saúde para estes menores e demais cidadãos da comunidade…Enquanto o fator desigualdade social imperar neste país tão rico e tão pobre, os nossos índices serão alarmantes, pois a perspectiva de vida destes jovens só tem a diminuir… graças à todo o tipo de racismo que aqui impera… só reverteremos esta situação quando tivermos um olhar de igualdade e dignidade ofertando as mesmas oportunidades à todos!!!!!!!!

  4. Me desculpem pela publicação acima, é que sou extremamente desinformado, e não tenho consciência de que minha burrice se converte em racismo.

  5. A discriminação na Brasil e no mundo já foi abolida a muito tempo na verdade a discriminação hoje e uma forma de emprocresia do nosso governantes exemplo a cota para negros e uma forma de discriminação coletiva pois os demais alunos eles estão sendo descremado imagina pessoas sem culatra dizer para suas crianças desde pequeno que tem que estudar porque quem tem privilegio são os negros e com uma certa razão ela esta coberta de razão pois quem deveria cuidar e zelar pela lei e direito de igualdade fica criando maneira de tira direito adquirido já a muito tempo exemplo gritante a famosa lei Maria da penha e uma lei criada desnecessariamente pois bastava fazer com que as leis fossem compridas o pior e que as delegacias estão repleta de delegadas mal preparada prota para tramar parti em uma discussão mostrando a sua incompetência

  6. Observem que o casal não está olhando para a cãmera sem sorrir, e não foi por acaso do destino,não. Aconteceu que após a “libertação” dos negros escravizados lhes foram tirados todos os meios de subsistência e junto veio essa proibição de posarem para fotos sorrindo. É grande ainda o ódio e a crueldade contra os que construiram esse nosso Brasil …

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.