BA – Mais uma vítima da violência policial: Pescador morto por policiais em frente a neto é enterrado em Salvador

Foto: G1 Bahia
Foto: G1 Bahia

Ele estava na porta de casa, no Alto do Coqueirinho, quando foi atingido. PM diz que vai apurar, mas não informa que tipo de operação fazia no bairro.

Do G1 BA

Foi enterrado nesta segunda-feira (11), em Salvador, o pescador Natanael dos Santos Machado, morto ao ser baleado, na porta de casa, no Alto do Coqueirinho. O crime foi cometido na madrugada de quinta-feira (7). Ele chegou a ficar três dias internado no Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos.

A família diz que o tiro foi disparado por policiais militares, que não prestaram socorro à vítima. “Uma índole muito boa. Comportamento fora do comum. E aí aconteceu essa fatalidade, porque isso é um despreparo total de quem causou essa situação”, diz Peres Carvalho durante o velório do amigo. A denúncia foi registrada na Corregedoria da PM e na Polícia Civil.

A vítima entrava em casa quando, segundo testemunhas, policiais militares chegaram atirando. Ele foi atingido nas costas na frente do neto de 13 anos. Segundo o filho, Jacob Machado, vários projéteis foram encontrados no local do crime. “A Polícia Militar atirou diretamente nele. Ele caiu. Passou ao lado do corpo dele, sem prestar socorro, sem dar atendimento algum e seguiu a rua direto e efetuou mais alguns disparos na rua depois da nossa”, relata.

Policiais voltaram no domingo (10) ao local do crime, tiraram fotos e interrogaram o neto da vítima, de acordo com a família. Além de pescador, Natanael dos Santos, que era casado, também trabalhava na feira de Itapuã. Ele tinha cinco filhos e seis netos.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Corregedoria da Polícia Militar. Em nota, a PM informou que instaurou um inquérito e que as armas usadas pelos policiais da guarnição estão passando por perícia, sem explicar que tipo de operação os policiais estavam fazendo no local dos disparos.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ney D’dãn.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.