David Harvey apresenta conferência “Os limites do capital e o direito à cidade” no Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo

Divulg Harvey.indd

Geógrafo britânico lançará obra seminal em eventos gratuitos e abertos ao público entre 22 e 26/11

Boitempo

O aclamado geógrafo britânico David Harvey, professor de antropologia na pós-graduação da The City University of New York, visita o Brasil entre 22 e 26 de novembro a convite da Boitempo Editorial, em parceria com o XIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Centro Cultural São Paulo. Harvey apresentará a conferência “Os limites do capital e o direito à cidade” no Rio de Janeiro (22 e 23/11), Florianópolis (25/11) e São Paulo (26/11).

Harvey é um dos marxistas mais influentes de nosso tempo, reconhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise das dinâmicas do capital e por obras já consideradas clássicas, como Os limites do capital, publicado pela primeira vez em português, em versão revista e ampliada. Trata-se de uma análise profunda da história e da geografia do desenvolvimento capitalista, a partir de uma perspectiva marxista.

Publicado pela primeira vez em 1982, o livro lançou as bases para o projeto intelectual de Harvey – autor de vasta obra – e, como diz a economista Leda Paulani, no texto de orelha, é premonitório, pois o autor tratou de temas que, “uma década depois, migrariam para o centro da arena, onde permanecem até hoje”. Em Os limites do capital, Harvey une investigação sobre as dinâmicas espaciais do processo de urbanização, interpretação ambiciosa do legado de Marx e sensibilidade aguda para reestruturação econômica em curso. Na nova edição, o autor atualiza sua releitura da crítica da economia política de Marx, com uma discussão substancial em torno da conjuntura política global e da convulsão nos mercados mundiais hoje.

O geógrafo britânico também vem ao Brasil para divulgar a coletânea Cidades rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil, na qual tem um artigo publicado sobre urbanismo e o direito à cidade, tema amplamente abordado por ele durante sua carreira.

Serviço

Ciclo de conferências “Os limites do capital e o direito à cidade”, com David Harvey

Rio de Janeiro (RJ)

22 de novembro | 10h | Teatro Odylo Costa Filho | Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã | Rio de Janeiro – RJ

Realização: XIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana
Apoio: Boitempo e Capes

23 de novembro | 11h | Teatro Rival Petrobras
Rua Álvaro Alvim, 33 / 37, subsolo, Cinelândia | Rio de Janeiro – RJ
Evento gratuito. Haverá tradução simultânea: locação de fone de ouvido por R$10,00.
Inscrições encerradas. Haverá fila de espera no local, no dia do evento.

Realização: Boitempo, PUC-RJ, IEAHu, CTCH

Florianópolis (SC)

25 de novembro | 14h | Centro de Cultura e Eventos | Auditório Garapuvu
Universidade Federal de Santa Catarina | Campus Universitário | Trindade
Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição.

Realização: Boitempo e Universidade Federal de Santa Catarina
Apoio: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Centro de Ciências da Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política e PIBID UFSC Ciências Sociais

São Paulo (SP)

26 de novembro | 14h | Centro Cultural São Paulo | Sala Adoniran Barbosa
R. Vergueiro, 1000, Paraíso | São Paulo – SP
Evento gratuito. Retirada de senhas uma hora antes do início do evento. Sujeito à lotação.

Realização: Boitempo Editorial
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Centro Cultural São Paulo

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.