“Indígenas no Brasil: Demanda dos povos e percepções da opinião pública”

livro Indígenas no Brasil

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Organizado por Gustavo Venturi e Vilma Bokany e lançado pelo Instituto Rosa de Luxemburgo e Fundação Perseu Abramo, Indígenas no Brasil: Demanda dos povos e percepções da opinião pública tem dois níveis de importância para nós. Primeiro,  trata-se de uma pesquisa extremamente rica,  realizada pela FPA ao longo de 2010 e 2011, envolvendo três grupos distintos – lideranças indígenas que continuam na luta no território; índios não-aldeados ou de periferias urbanas; e população não-indígena – e suas opiniões sobre a realidade indígena no Brasil de hoje. Esse material é mostrado em tabelas ricas e bem cuidadas, que fornecem material para as nossas reflexões, das páginas 185 a 262 do livro.

Mas os organizadores foram além e nos forneceram um segundo presente: um primeiro olhar sobre esses dados, traduzido em artigos escritos por pessoas que são consideradas especialistas na questão no Brasil, mesmo que nem sempre concordemos com todas as opiniões publicadas. É assim que encontramos, pela ordem, os organizadores introduzindo a questão em “Indígenas no Brasil: Estado nacional e política públicas”, seguidos de:

A justiça e os direitos dos povos indígenas – por Ricardo Verdum

O movimento indígena como voz de resistência – Marcos Terena

Povos indígenas, preconceito e ativismo político – Antônio Carlos de Souza Lima e Sergio Ricardo Rodrigues Castilho

Violação dos direitos humanos e a luta pela terra Guarani-Kaiowá – Spensy Pimentel

Direitos indígenas no Brasil: reveses, avanços e contradições – Mário Meira

A presença indígena nas cidades – Lucia Helena Rangel, Luciana Galante e Cynthia Franceska Cardoso

PAC 2:  acelerando a tristeza na Amazônia – Verena Glass

Saúde da População indígena – István van Deursen Vargas, Luís Eduardo Batista e Rosana Lima Viana.

Fora estas rápidas informações, posto abaixo um vídeo feito pela Rosa de Luxemburgo no lançamento do livro, que bem poderia ter sido editado (inclusive cortando minutos de falhas de microfone), mas, de qualquer forma, traz as falas de alguns dos autores e outras mais, enriquecendo estas rápidas informações.

Comments (2)

  1. Olá, Lola,
    simplesmente informamos a respeito do livro. Você tem que ver essa questão com os editores.
    Boa sorte.

  2. Prezad@s: primeiro parabenizar pela iniciativa, certamente necessaria. Gostaria de saber se nossa organizaçao poderia dispor de algum exemplar do livro. Somos uma ONG indigenista (dede1969)e nos debruçamos históricamente na demarcaçao e autodeterminaçao indígena. Hoje encaramos o desafios dos PACs principalmente na Bacia do Juruena do MT.
    Desde já agradecendo

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.