Três indígenas Tupinambá são mortos a tiros na região da Serra do Padeiro, área de conflito no sul da Bahia

Cartaz ruralista, defendendo a violência contra os Tupinambá
Cartaz ruralista, defendendo a violência contra os Tupinambá, no sul da Bahia

Eles teriam sido assassinados em uma emboscada ao deixarem uma fazenda

Correio 

Três índios foram mortos na noite desta sexta-feira (9), em Una, no sul da Bahia, área de disputa entre produtores rurais e indígenas. A Polícia Civil confirmou o crime, mas ainda desconhece as circunstâncias.

Os índios teriam sido assassinados em uma emboscada ao deixarem uma fazenda. Agentes da Polícia Federal foram ao local para apurar o caso. 
Conflito

O local onde ocorreu o crime fica na região conhecida como Serra do Padeiro, onde, nos últimos meses, índios ocuparam diversas propriedades rurais. O foco maior do conflito está na cidade de Buerarema, mas há também fazendas ocupadas [sic] em Una e em São José da Vitória, além de Ilhéus.

As ocupações [sic], que os índios classificam como “retomada do território sagrado”, foi a forma encontrada pelos tupinambás para exigir do governo federal a conclusão do processo de demarcação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença.

A área de 47.376 hectares (um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial) foi delimitada pela Funai em 2009. Desde então, os índios cobram que o Ministério da Justiça expeça a portaria declaratória, reconhecendo-a como território tradicional indígena.

Em 4 de setembro, um índio tupinambá foi encontrado morto na Fazenda São Pedro, entre as cidades de Una e Ilhéus. A fazenda foi ocupada [sic] por indígenas e está envolvida dos conflitos. Na mesma região, um trabalhador rural foi espancado e baleado na coluna durante uma ocupação [sic] indígena.

No dia 25 de outubro, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador Jaques Wagner (PT) reuniram-se com líderes indígenas e proprietários rurais para tentar mediar o conflito. O ministro garantiu que a questão será analisada com total imparcialidade e que um plano de segurança está sendo elaborado para a região. O plano ainda não foi divulgado.

Comments (1)

  1. Os Jagunços mais canalhas não são os pistoleiros, mas aqueles que os contratam, os que os libertam e os que os inocentam!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.