Indígena desaparece em MS após bando armado expulsar guaranis-kaiowás de fazenda

A Crítica de Campo Grande – O indígena guarani-kaiowá Martins Galto, de 66 anos, está desaparecido desde o dia 28 de outubro de uma fazenda localizada próxima a Vila São Luiz e a Coamo Agroindustrial Cooperativa na cidade de Aral Moreira (402 km de Campo Grande).

“Chegaram dando tiros, eles tinham revólver, espingarda calibre 12. Levaram cerca, barracas, tudo nosso. Voltamos depois para procurar mais não achamos meu pai”, disse Reginaldo Galto, 37, filho de Martins.

De acordo com familiares, aproximadamente 45 indígenas estavam na região desde o dia 23 do mesmo mês, quando oito pessoas, em uma caminhonete Hilux preta, fortemente armados, foram ao local e deram tiros em direção aos índios.

A Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, confirmou o desaparecimento. “Na hora, ele falou ‘vamos se separar que é melhor’, depois disso eu não vi mais ele. A Funai daqui disse que íamos no Ministério Público nesta sexta-feira (8), só que depois disseram que vai ficar para segunda-feira (11), mais dois dias ainda”, diz.

De acordo com Reginaldo, a área de demarcação de terras indígenas compreende a aproximadamente 8 mil hectares na região. A Polícia Federal da cidade de Ponta Porã, responsável pela região, informou que não foi comunicada do fato.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.