BA – Ativistas acusam Demétrio Magnoli de racismo e impedem fala de palestrante na Flica

Manifestantes não aceitam  participação do sociólogo Demétrio Magnoli
Manifestantes não aceitam participação do sociólogo Demétrio Magnoli

Da Redação de A Tarde, com informações de Verena Paranhos

Ativistas do movimento negro protestam na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece no município do Recôncavo Baiano até este domingo, 27. Cerca de 30 manifestantes interromperam a mesa “Donos da Terra? – Os Neoíndios, Velhos Bons Selvagens” com o sociólogo Demétrio Magnoli e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso logo após o início da discussão.

O grupo acusa o sociólogo, que é contra a política de cotas para negros, de ser racista. Por isso, eles não aceitam que Demétrio, que também é colunista dos jornais Estado de São Paulo e Globo, participe do evento.

O sociólogo não aceitou deixar a mesa e criticou a atitude dos manifestantes, alega que eles que são racistas “por não deixar o debate democrático acontecer”.

A historiadora ainda tentou negociar com os manifestantes, abrindo o microfone para eles e sugerindo a troca do tema de discussão para a política de cotas, o que não foi aceito pelos ativistas. Seguranças também tentaram impedir o protesto.

Após cerca de 1h30 de protesto, os organizadores da Flica decidiram inicialmente adiar a mesa, que aconteceria às 13h30, fechada para o público, mas depois voltaram atrás e cancelaram a atividade.

Manifestantes fizeram performance de protesto e colocaram uma cabeça de porco no palco
Manifestantes fizeram performance de protesto e colocaram uma cabeça de porco no palco

Comments (14)

  1. Atitude mais que legítima dos manifestantes! Temos de uma lado um sociólogo contra as cotas, com amplo espaço p/ defender suas ideias na mídia, mídia essa que na maioria dos casos promove debates onde visões antagônicas são sempre ignoradas (esses sim antidemocrática por excelência), e do outro, grupos que quando emitem opinião são ridicularizados, que historicamente nunca foram ouvidos. Antidemocrático não é a crítica a uma ideia, mas sim o debate enviesado que serve como guarda chuva para o Demétrio Magnoli difundir suas ideias. Parabens ao grupo e viva a democracia de verdade, que inclusive nos dá o direito de criticar!!

  2. Os manifestantes tentam calar o direito de livre expressão das pessoas neste país. Do mesmo modo que eles foram calados há tempos, agora buscam dar o troco. Agindo assim, perdem qualquer razão.

  3. Minha gente! desde quando ser contra cotas é racismo??? De fato, isso demonstra a ignorância desse povo que sequer tem condições de discutir ou debater qualquer assunto. Antes que me encham o saco, sou NEGRO E CONTRA A TODO TIPO DE COTA!

  4. Hoje em dia fala-se contra ser politicamente correto como se respeitar a diversidade e ser tolerante fosse algo ruim. Sorte nossa que ainda há quem se preocupe em não ser racista e discriminador no País. Hoje em dia, quando aqueles que são diariamente discriminados, e tem seus direitos sistematicamente negados, se levantam e criticam ou confrontam seus algozes, sempre aparece algum “papagaio de pirata” acéfalo para repetir ad nauseam o argumento falacioso da Veja e desses pseudo-humoristas de quinta de que todos tem de direito de ser politicamente incorretos, leia-se, de serem racistas, machistas e homofóbicos. Qualquer barbaridade cabe sob o guarda-chuva da liberdade de expressão e eles se dão ao direito de não ter limites e falar quaisquer coisa impunemente. E aí de quem não gostar e reclamar o direito de ser respeitado, nesse caso a pessoa em questão torna um demagogo ditador (um paradoxo por si que a falta de reflexão de alguns nem sequer os deixa ver). Nesse mundo de ponta cabeça funciona assim: tolerância e direitos humanos são maus. Racismo e discriminação são legais e engraçados. Coisa de quem não consegue amadurecer cognitivamente e nunca conseguiu sair daquela babaquice típica da adolescência ou é mesmo um mal caráter como o Magnoli, o Reinaldo Azevedo ou o Gentili que usam os preconceitos alheios para se promoverem.

  5. Por gentileza, procure se informar sobre a forma como a pessoa em questão se refere, em suas colunas em O Globo e no Estado de São Paulo, principalmente, a povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

  6. Por gentileza, procure se informar sobre a forma como a pessoa em questão se refere, em suas colunas em O Globo e no Estado de São Paulo, principalmente, a povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

  7. Esse sujeito é um tipo de racista.
    Existem outros tipos de racistas.
    Temos que refletir como lutar contra os diversos tipos de racistas e racismo..

  8. A manifestação que calou a voz de Demétrio Magnoli durante a Flica foi uma assustadora demonstração de intolerância, de fanatismo e de censura contra um homem que teve a coragem de se possicionar abertamente contra a demagogia irracional e a ditadura do “politicamente correto”.
    Pessoas como ele são essenciais no Brasil de hoje.

  9. Maria Esmeralda Forte, infelizmente indivíduos como Demétrio Magnoli tem poder sobre a Mídia por um motivo muito simples – ele (Demétrio) a representa!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.