AC – Nota da Federação do Povo Huni Kui em repúdio às palavras do deputado/pastor Denílson Ségovia, do PEN

cocarNota de Repúdio à declaração do “Pastor” Denilson Ségovia, deputado estadual eleito também com voto de “Índio”

Aos povos indígenas; à sociedade Acreana; ao povo Brasileiro; aos órgãos competentes, indígenas e indigenistas; aos Amigos e defensores da causa indígena Internacionalmente:

Federação do Povo Huni kui do Acre – FEPHAC, entidade “indígena” de reconhecimento jurídico, representante legal do Povo Huni Kui que habita nas Terras Indígenas no Estado do Acre, que através de sua Diretória, vem por meio deste REPUDIAR publicamente, a declaração do Deputado Estadual DENILSON SÉGOVIA, do Partido do PEN/AC, que no dia (17) Quinta feira, na Plenária da Assembleia Legislativa, deu sua declaração preconceituosa, caluniosa e Criminosa contra os povos indígenas e sua tradição cultural, milenarmente praticada, se referindo aos povos indígenas e sua tradição cultural, milenarmente praticada, se referindo aos povos indígenas do Município de Santa Rosa do Purus, incluindo o povo Huni kui.

Povo Huni kui, é um povo de tradição milenar, vivendo há muitos anos a sua cultura sem interferências de outrem, ate chegarem em nossas terras pessoas que ate hoje não conhecemos e que covardemente nos forçaram a mudar nossos costumes, e que atualmente ainda continuam com sua praticas criminosas contra as nossas tradições, como é o caso do Pastor e Deputado Denilson Segovia, que no período eleitoral de 2012, obteve votos de eleitores indígenas no município de Santa Rosa do Purus, que colaborou para o seu pleito de Deputado.

Por meio deste, Contestamos aqui as palavras de que: Pastor e Deputado diz, “a Cultura tradicional do Povo Huni kui, como outros povos, preservam o infanticídio  a pedofilia, e é um atraso para as aldeias”. O Maior atraso para as aldeias são as presenças constantes de políticos como Denilson Ségovia, que não tem propostas de politicas publicas as comunidades indígenas e que muito menos conhecer de povos indígenas, para falar de sua cultura, costumes e tradições.

Contestamos as palavras de que: Pastor e Deputado diz,“Antropólogo da FUNAI, fizeram várias festas e cerimoniais nas aldeias e que os povos indígenas de Santa Rosa do Purus não seguem mais os padrões tradicionais das festas indígenas”.

Primeiro que antropólogo nenhum sabe fazer nossas festas indígenas, por isso, quem realiza as festas são os próprios indígenas, que é quem conhece de suas tradições. Neste mês a aldeia Nova Mudança em Santa Rosa do Purus Realizou uma das mais importante Festa tradicional do Povo Huni kui.

Contestamos as palavras de que: Pastor e Deputado acredita que, “os costumes indígenas, são culturas destruidoras da moral, da cultura da bebedeira, do alcoolismo, da pajelança. Os missionários mostraram que a cultura agora é de trabalhar e construir, explorar a terra racionalmente. A cultura nova e civilizada que estão aprendendo com a bíblia”. É impressionante, a forma com que o Pastor e Deputado, Denilson Ségovia usa suas palavras de preconceito e racista. Neste caso, o mesmo não utiliza de sua civilização bíblica para dar bons exemplos, achando que os povos não tem raciocínio e que não produz, quero aqui pedir que este Deputado Esclareça de que raciocínio e de que civilização estar falando.

Contestamos as palavras de quePastor Deputado Denilson Ségovia, “Afirma que o governo do Acre também estaria oferecendo “uma grande revolução cultural, através do trabalho. Índio tem que trabalhar, índio tem que construir seu açude, índio tem que saber fazer seu poço e não usar cacimba coletiva. Nós condenamos a cultura do infanticídio, da pajelança e da pedofilia que faz parte da cultura tradicional dos índios”.

O que seria essa revolução cultural que o governo estar realizando nas comunidades indígenas? Seria por acaso a distribuição de alguns boca de lobo e carro de mão? Gostaria de saber se com essas ferramentas o referido deputado faria alguns açudes em nossas comunidades? Quem diz que índio não trabalha e não produz, não conhece mesmo nossa realidades, vejo que o Pastor tem visitado as aldeias indígenas, somente no período eleitoral.

E que REPUDIADA E CONDENADA sejam suas palavras Pastor e Deputado Denilson, pois não precisamos de sua opinião para definirmos sobre o que e o que não a nossa tradição e costumes… Mas se por acaso, necessitar de falar algo sobre o Povo Huni kui, nos procure, pois estaremos sempre à disposição para que atitudes iguais a essas não se reproduza de forma criminosa…

Quanto a FUNAI, creio que ela só está cumprindo sua obrigação, no que rege na Constituição e pela Convenção da OIT nº 169 que garante direitos costumes e tradições e Cabe à FUNAI, nos termos da Lei nº 5.371/67, proteger tal autonomia, regulando, dentre outros, a presença de não-índios em terras indígenas.

Solicito que os órgãos competentes, ALEAC, FUNAI, DPU e MPF tomem as devidas providências, contra este ato preconceituoso e criminoso. Enquanto FEPHAC, tomaremos todas as nossas providencias, para que ações como esta não se repitam.

Atenciosamente,

José Carmélio (Ninawa Huni kui)
Presidente

Rio Branco, 18 de outubro de 2013.

Mais informações:

Comin: “Retrocesso, deputado, é o genocídio, exploração e pilhagem dos territórios indígenas, nesses 513 anos de colonização neste país”

Nota Pública do Cimi contra as declarações do deputado estadual do Acre Denilson Segóvia

Nossa homenagem aos Huni Kui

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.