Tenonderã: um olhar para o futuro

Tenondera 6Funai – Entre os dias 07 e 09 de outubro, servidoras da Coordenação Regional Litoral Sudeste e da Coordenação de Processos Educativos da  Coordenação Geral de Promoção da Cidadania (COPE/CGPC) estiveram na Aldeia Krukutu – SP para colaborar na construção do Projeto Tenonderã II, uma iniciativa de jovens lideranças Guarani Mbya de São Paulo, que visa dar continuidade aos trabalhos iniciados no Tenonderã I, realizado em 2009 – a experiência contou com registro audiovisual e pode ser conferida AQUI.

O objetivo do Tenonderã II é promover um processo educativo de diálogo entre jovens e anciãos Guarani Mbya, visando a valorização da cultura, a afirmação da identidade e a melhoria do bem viver do Povo Guarani, como forma de buscar o equilíbrio entre o modo de vida tradicional, as situações vivenciadas no presente e o projeto de futuro deste povo.

Tenondera 2Educação Comunitária

Chamamos de educação comunitária os processos diversos de ensino e aprendizagem e socialização dos conhecimentos que são essenciais para a valorização das culturas, a gestão territorial, a autonomia e a sustentabilidade dos Povos Indígenas. Os Processos Educativos Comunitários são apoiados pela CGPC e executados pelas Coordenações Regionais, conforme demandado pelas comunidades indígenas. Contam com assessoria e acompanhamento técnico da Coordenação de Processos educativos – COPE/CGPC e das CRs e se realizam nas aldeias por meio de projetos, oficinas, encontros e outras iniciativas educativas que valorizam as culturas, as línguas, os conhecimentos e as práticas tradicionais dos Povos Indígenas. As ações são de interesse das comunidades e todos participam, independente do gênero, faixa etária e escolaridade prévia, a depender dos critérios de cada Povo.

É nosso papel conhecer os diferentes processos educativos, apoiá-los e fortalecê-los, respeitando as formas próprias de organização social e as diferentes visões de mundo dos Povos Indígenas.

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