Atenção: aí vem a Rodovia TO 500, levando progresso ao oeste e ecoturismo ao que sobrar das TIs, dependendo só de decreto presidencial para burlar as leis

TO 500

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

O vídeo abaixo foi enviado por Mayron Régis. São 14 minutos e 26 segundos de louvor à mais nova estrada de ‘integração nacional’, da qual o Governo do Tocantins está cuidando deste o mandato anterior, sempre ouvindo cuidadosamente os povos indígenas, como é mais ou menos dito perto dos 2 minutos e 30 segundos e categoricamente afirmado aos 4 minutos. Aliás, mais que desenvolvimento e progresso, as duas palavras mais pronunciadas ao longo do vídeo são exatamente ‘povos indígenas’, sempre merecedores de todos os cuidados.

Tanto isso é verdade que a estrada terá muretas de proteção de 80 centímetros, arrematadas com telas de dois metros, para garantir a segurança de animais e indígenas, neste ordem. Serão construídos acessos, claro, para que ambos possam eventualmente atravessá-la, e haverá um especial, levando ao cemitério indígena (não fica claro se é para que visitem seus parentes já falecidos ou para facilitar o enterros dos que virão a morrer).

O progresso e o desenvolvimento – que o sistema viário desenhado num mapa demonstra estar claramente no leste do País – chegarão assim ao oeste, atravessando Bahia, Tocantins e atingindo Mato Grosso. Até mesmo o Norte será privilegiado, com acesso a um centro econômico e cultural que será construído em Gurupi (se estou lembrando corretamente o nome, que não anotei). Mas não serão apenas tratores e escavadeiras que chegarão aos povos indígenas. Eles também terão acesso aos lucros resultantes do empreendimento, pois suas reservas e territórios contarão com programas de ecoturístico especiais, devidamente planejados em conjunto com eles e a Funai!

Nessa ode ao desenvolvimento, ao capitalismo e ao cinismo, um detalhe ficou exatamente para os segundos finais, começando aos 14 minutos e ainda com um corte: a obra “poderá ser realizada se atendendo ao Estatuto do Índio, através de decreto presidencial”!

Acho que não é necessário comentar mais nada. Assistam com atenção (e indignação), por favor.

Comments (2)

  1. Se não fosse tão tragico… seria hilário! Os indígenas que se cuidem. Possivel que a nova funai se preste a isto sem nem pensar na convenção 169 da oit! E la vem soja, prostituição e outras coisitas ja conhecidas!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.