Semana do Velho Chico homenageia hoje seu fotógrafo: João Zinclar

Foto: Flaldemir Sant’Anna
Foto: Flaldemir Sant’Anna

A Articulação do São Francisco Vivo convida a população a prestigiar a exposição fotográfica que está acontecendo desde a manhã desta sexta-feira (4) até às 18h, na Barca Velho Chico, no trajeto cotidiano da travessia Juazeiro/Petrolina.

São cerca de 70 fotos de João Ziclar, que revelam diversas realidades do rio e de seu povo, nos oito estados que o fotógrafo percorreu antes de lançar o livro “O Rio São Francisco e as Águas no Sertão”. A exposição, além de marcar o aniversário do Rio, é uma das homenagens a João, que sempre registrou momentos importantes de luta em defesa da vida do Velho Chico, como romarias, marchas, o jejum de Dom Luiz Cappio.

No início deste ano, os movimentos sociais, sobretudo os povos do São Francisco, perderam o aliado João Zinclar, conhecido por seu profissionalismo e militância, carinhosamente chamado de “fotógrafo do Rio São Francisco”.

Entre 2005 e 2009, João percorreu as margens do Velho Chico registrando as belezas do rio, dos povos, a diversidade cultural e também a destruição em diversos locais da Bacia. Em 2009 lançou um livro com estas fotografias, as quais disponibilizou para ampla divulgação. Sua fotografia, como ele sempre dizia, estava a serviço das lutas sociais, por isso sempre teve a confiança e carinho das lutadoras e lutadores do São Francisco.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.