SP – Indígenas fecham pista da Av. Paulista em protesto por garantia de direitos

Indios protestam na pista sentido Consolação da Paulista (Foto: Marcelo Mora/ G1)
Indios protestam na pista sentido Consolação da Paulista (Foto: Marcelo Mora/ G1)

Eles se concentraram em frente ao Masp e seguem para a Consolação. Manifestações de populações indígenas são realizadas em todo o país.

Marcelo Mora, do G1 São Paulo

Centenas de índios fecharam a pista sentido Consolação da Avenida Paulista na tarde desta quarta-feira (2) com parte das manifestações realizadas em todo o país em defesa do artigo 231 da Constituição, que garante os direitos dos povos indígenas e tradicionais. Segundo a Polícia Militar cerca de 400 pessoas participam da manifestação.

De acordo com os manifestantes, o objetivo é protestar contra o que vêem como ataque aos direitos territoriais dessas populações que parte do governo, da bancada ruralista no Congresso e do lobby de grandes empresas de mineração e energia.

O protesto é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que tramita na Câmara dos Deputados. O texto é alvo de críticas dos índios e organizações não-governamentais porque retira do governo federal a autonomia para demarcar terras indígenas, de quilombolas e zonas de conservação ambiental.

Pelo texto, caberá ao Congresso Nacional aprovar proposta de demarcação enviada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Atualmente, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos feitos pela Funai.

Na semana passada, índios bloquearam por cerca de uma hora a Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo, contra a PEC. Em uma das faixas carregadas pelo grupo estava escrito “Guarani resiste – Demarcação já!”. Os indígenas ameaçaram com arcos e flechas os motociclistas que tentaram furar o bloqueio. Apesar da tensão, não houve confrontos.

Índio protesta no vão livre do Masp (Foto: Marcelo Mora/ G1)
Índio protesta no vão livre do Masp (Foto: Marcelo Mora/ G1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.