MPF reúne-se com comunidade quilombola de Barra, Bananal e Riacho das Pedras em Rio de Contas/BA

A intenção foi discutir as medidas compensatórias a serem requisitadas em função dos prejuízos decorrentes da construção da barragem Luiz Vieira, no Rio Brumado, na década de 70, que alagou 27 residências de famílias da comunidade.

 Ministério Público Federal na Bahia

No dia 12 de setembro o Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi/BA, reuniu-se com integrantes da comunidade quilombola de Barra, Bananal e Riacho das Pedras, no povoado de Barra, pertencente ao município de Rio de Contas/BA, localizado à 565 km da capital. A intenção foi discutir as medidas compensatórias a serem requisitadas em função dos prejuízos decorrentes da construção da barragem Luiz Vieira, no Rio Brumado, na década de 70.

O empreendimento, realizado pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), alagou 27 residências e praticamente todas as áreas agricultáveis utilizadas para a subsistência das famílias da comunidade. As famílias retiradas do local, no entanto, não foram contempladas com outras terras de trabalho e receberam valores insuficientes para reparar seus prejuízos e retomar as atividades necessárias ao seu sustento.

A comunidade alega que os recursos providos pelo Dnocs possibilitaram apenas a aquisição de modestas casas de moradia, a maioria delas no bairro Pirulito, na periferia da cidade de Rio de Contas/BA. O departamento havia se comprometido, ainda, a implementar um conjunto de ações para o desenvolvimento da comunidade, a exemplo de um projeto de irrigação e da reurbanização das áreas ocupadas. De acordo com os integrantes da comunidade presentes na reunião, até o momento quase nada foi feito.

O caso foi alvo de ação ajuizada pelo MPF, em 2009, contra o Dnocs, buscando a implementação das ações propostas após a retirada da comunidade do local inundado, mas ainda não teve desfecho. O resultado da reunião com a comunidade deve ser levado à audiência prevista para ser realizada na Justiça Federal em Guanambi, no próximo dia 24 de setembro.

A reunião contou com a participação da Procuradora da República Marcela Régis Fonseca, que atua no MPF em Guanambi, da analista de Antropologia do MPF, Sheila Brasileiro, e do coordenador da associação da comunidade quilombola, Carmo Joaquim dos Santos, além de membros da comunidade.

Número para consulta processual: 2009.33.09.001251-2 – Subseção Judiciária de Guanambi

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.