Urgente! No Norte de Minas, fazendeiros realizam ato contra a luta dos indígenas e incitam à violência contra os Xakriabá

Povo Xakriabá

Por CIMI Regional Leste/Norte de Minas

Apesar da insistência para que fosse realizada audiência de justificação e das alegações do MPF e da FUNAI que levaram para os autos elementos comprobatórios de que a Fazenda São Judas encontra-se inserida no território Tradicional do Povo Xakriabá cujo processo de demarcação já se encontra bastante avançado, o Juiz Federal da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Montes Claros, Dr. Alexandre Ferreira Infante Vieira deferiu novamente a liminar em favor dos invasores brancos e pela desocupação da área retomada.

Hoje (21), às 15h, a associação dos fazendeiros realizará um manifesto na cidade de Itacarambi contra a demarcação das áreas reivindicadas pelo povo Xakriabá. Esta ação está sendo articulada com a participação de políticos e tememos pelo desfecho. Penso que é preciso agirmos com urgência a fim de preservarmos a integridade física dos índios Xakriabá.

O clima está tenso, muito tenso. Da forma que os índios Xakriabá estão sendo expostos no município de Itacarambi e região, penso que todos serão caçados como se fossem animais. Grande parte da população de Itacarambi está se armando, são grandes os riscos e precisamos com urgência mobilizar os órgãos competentes, parceiros e aliados a fim de evitarmos uma tragédia.

Continuaremos firmes na defesa da vida.

 —

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Comments (1)

  1. que o povo de todas as tribos ,tenha o direito de viver em paz porque eles merecem são -ser humanos devemos repeit´-los eles merecem uma vida Digna com qualquer pessoa,e que as pessoas parem de com essa violência ,e que as autoridades façam alguma coisa a favor dos indios.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.