TO – Indígenas ocupam sede da Fundação Nacional do Índio em Araguaína

Índios dizem que só vão sair da Funai quando um representante do órgão oferecer uma solução para o problema (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Índios dizem que só vão sair da Funai quando um representante do órgão oferecer uma solução para o problema. Foto: Reprodução TV Anhanguera

Casa do estudante indígena está sem energia elétrica há três dias. Eles dizem que só saem quando problema for resolvido.

G1 TO

Estudantes indígenas ocuparam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Araguaína, norte do Tocantins, neste sábado (14). A casa do estudante indígena, onde eles moram, está sem energia elétrica há três dias. Eles estão instalados em nove das 12 salas da Funai e disseram que só vão sair quando um representante do órgão oferecer uma solução para o problema.

Segundo os estudantes, os problemas vêm se arrastando há anos. Invadir a sede foi a forma que eles encontraram para cobrar uma solução rápida para o problema, disse o estudante Adriano Karajá. “Para chamar a atenção a gente teve que vir para cá porque há dois anos vem arrastando esta confusão”.

A casa fica no bairro Juscelino Kubitschek e abriga 30 indígenas das etnias Karajá, Xambioá e Xerente. A maioria estuda na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O corte de energia trouxe vários problemas, como a perda de alimentos e estragos em eletrodomésticos. “Fica complicado com as crianças lá e agora a água também pode ser cortada e assim a situação fica ainda mais difícil”, lamentou a estudante Brenda Karajá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.