Indígenas reivindicam demarcação de terras e infraestrutura em São Paulo

Grupo de etnia Guarani exige ações de saneamento, saúde e educação em comunidade da zona noroeste da capital

Por Redação RBA

Cerca de 200 indígenas da tribo Tekoá Pyau, etnia Guarani que vive na região do Pico do Jaraguá, zona noroeste de São Paulo, realizaram uma manifestação hoje (13) exigindo a demarcação e a ampliação da área de 17 mil metros quadrados onde está localizada a comunidade. A terra indígena é considerada a menor do país e os moradores reivindicam sua ampliação há 20 anos.

Eles também querem mais atenção dos governos estadual e municipal quanto a investimentos em saúde, saneamento básico e educação na tribo, e a descontaminação da lagoa do parque do Jaraguá, que serve à comunidade. A lagoa está contaminada há 15 anos.

Outro ponto que preocupa os indígenas é a privatização do parque, anunciada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB).

A liderança indígena David Karai afirmou que a comunidade está crescendo e quer ser assistida para que isso não ocorra em condições ainda mais precárias. “A terra é pequena e a nossa população está crescendo. Nós precisamos muito da ampliação e da demarcação de nossa área. Estamos nos sentimos esquecidos pelo Estado”, explicou.

A manifestação deixou a comunidade por volta das 11h, seguindo até um acesso da rodovia dos Bandeirantes, onde os indígenas montaram uma barricada com galhos. A Polícia Militar (PM) interviu e liberou a via. Manifestantes e policiais negociaram e o grupo seguiu para o parque, onde pretende fazer um ato na lagoa contaminada.

A aldeia Tekoá Pyau tem cerca de 800 indígenas. Segundo os manifestantes, a população sobrevive com doações e apoio de grupos humanitários. Além disso, eles sofrem com os cães e gatos abandonados na região, estimados hoje em cerca de 400 animais.

Comments (1)

  1. Tekoá Mirim
    Estevive ontem na aldeia do Cantagalo – Viamão.
    Fomos recebidos pelo cacique Vherá Poty.
    Trata-se da Semana Cultural que convida para uma vivência interessante.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.