Awá: Comissão Interamericana de Direitos Humanos demanda respostas do Brasil

A tribo Awá enfrenta a extinção devido ao fracasso do Brasil em proteger a sua floresta © Fiona Watson/Survival
A tribo Awá enfrenta a extinção devido ao fracasso do Brasil em proteger a sua floresta
© Fiona Watson/Survival

Survival – A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), líder de direitos humanos nas Américas, pediu uma resposta do governo brasileiro sobre a condição dos Awá, a tribo mais ameaçada do mundo, a qual enfrenta a extinção devido ao fracasso do país em proteger a sua floresta.

Seguindo uma petição urgente enviada à CIDH pela Survival International e a ONG CIMI em maio de 2013, a entidade de direitos humanos tem pressionado as autoridades brasileiras a fornecer detalhes das medidas que estão sendo tomadas para garantir a sobrevivência dos Awá.

A demanda da Comissão chama atenção aos Awá isolados, os quais somam em torno de 100 indivíduos e vivem na correria ao terem as suas florestas encolhidas com a destruição em avanço dos madeireiros ilegais.

A CIDH também questionou o governo sobre uma decisão judicial que exigia que os madeireiros, colonos e fazendeiros ilegais fossem expulsos do território indígena Awá. As autoridades não conseguiram sequer começar a retirar os invasores antes do prazo dado na decisão, que expirou há seis meses. A Survival está pedindo ao Brasil para que conduza a operação de despejo urgentemente.

Os Awá estão alertando que eles estão ficando cada vez mais desesperados e incapazes de caçar para alimentar as suas famílias, uma vez que as suas florestas estão sendo destruídas em um ritmo alarmante, pondo em risco a sua existência como um dos últimos povos caçadores-coletores nômades da floresta Amazônica.

Um homem Awá disse em um apelo ao Ministro de Justiça do Brasil, ’Eu estou com raiva, fico com raiva … Os madeireiros vêm aqui cortar as árvores …O Ministro da Justiça pode nos ajudar aqui, agora. Ajuda nós aqui, agora!’

Mais de 53.000 pessoas ao redor do mundo escreveram ao Ministro insistindo para que ele salvasse os Awá, desde que a estrela do cinema Colin Firth lançou a campanha da Survival em abril de 2012.

No mês passado, a condição dos Awá recebeu atenção por todo o Brasil, quando O Globo divulgou uma série de artigos sobre a tribo e os riscos que ela encara, ilustrados por fotografias do fotógrafo Sebastião Salgado.

Espera-se que a Comissão tome uma decisão final sobre o caso Awá ainda neste mês.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.