4 de Setembro de 2013
Povos indígenas na zona de extermínio!
Os índios da etnia Terena se mobilizam contra proposta de emenda à constituição(PEC)215/2000, a proposta (que) torna competência do legislativo a demarcação de terras. “ Nós não aceitamos essa imposição contra povos indígenas, nós vamos agir contra violação do nossos direito”. Duas rodovias são bloqueadas BR 262 Campo Grande/ Corumbá – BR 060 Aquidauana – Nioaque.
O Governo não está cumprindo acordo para solucionar a demarcação de terras indígena em Mato Grosso do Sul que tinha estipulado até 5 de agosto de 2013 e já se passaram um mês sem solução; houve vários reuniões de negociações com o Governo do Estado de MS e Federal , mas o que se percebe é suas manobras anti-indígenas.
Denunciamos a postura do Estado de Mato Grosso do Sul em não colaborar na resolução dos conflitos fundiários, sob argumento de ser da responsabilidade da União. O estado de Mato Grosso do Sul tem responsabilidade sim, pois foi ele quem titulou as terras, entregando ao agronegócio para explorar nossos recursos naturais e favorecer as tradicionais famílias influentes deste Estado.
Nós POVO TERENA não iremos recuar! Estamos atentos a todas as manobras do Governo, no sentido de nos desmobilizar.