AGU pede prazo para apresentar posicionamento sobre o Cocó

Imagem: Diário do Nordeste
Imagem: Diário do Nordeste

Juíza havia dado prazo de cinco dias para AGU se manifestar sobre o caso. Obra de viadutos sobre o Parque do Cocó está suspensa pela Justiça.

Do G1 CE

A Advogacia Geral da União (AGU) pediu nesta trça-feira (27) a prorrogação de mais cinco dias do prazo dado pela juíza da 9ª Vara Federal, Joriza Magalgães Pinheiro para apresentar o posicionamento sobre o interesse na área do Parque do Cocó, em Fortaleza. A Justiça havia determinado a suspensão de obras no Bairro Cocó por causar intervenção no Parque Ecológico. Uma decisão da juíza Joriza Magalhães autorizou a continuidade das obras, mas foi suspensa até ouvir o posicionamento da AGU.

Ministério Público Federal alega que a obra causou impacto no Parque do Cocó três vezes maior que o projeto original das obras. O projeto de dois viadutos no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales causa polêmica há quase dois meses, quando foi apresentada a ideia dos viadutos.

Decisão judicial
A Prefeitura de Fortaleza trava uma luta judicial para construir os viadutos. Por três vezes, a obra foi embargada pela Justiça desde julho. No mais recente embargo, nesta quinta-feira (21), a Justiça Federal atendeu a novo pedido do Ministério Público Federal, que alegou que o desmatamento feito pela Prefeitura de Fortaleza foi maior do que o previsto no projeto inicial.

Projetos alternativos
Arquitetos e estudantes de arquitetura apresentaram  projetos alternativos à construção de viadutos no cruzamento das vias Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, em Fortaleza. A apresentação ocorreu no Parque do Cocó, onde um grupo acampa há 50 dias contra a obra que teve de derrubar 94 árvores no parque para a viabilização.

A obra
A Prefeitura de Fortaleza pretende construir dois viadutos na confluência das Avenidas Antônio Sales e Washington Soares, para descongestionar o trânsito na área. O primeiro deles vai permitir que os motoristas que seguem pela Avenida Antônio Sales acessem a Avenida Engenheiro Santana Jr. em direção ao Papicu.

O segundo, servirá aos motoristas que seguem pela Avenida Engenheiro Santana Jr. em direção à Avenida Washington Soares. No trecho, serão realizados os serviços de escavação, fundações, superestrutura, drenagem, terraplanagem, nova pavimentação, sinalização e padronização das calçadas. O valor da obra é de R$ 17.348.534,00 e deve ser concluída em 420 dias.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.