PL 1610: Mineração em terras indígenas

Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena

Um dos projetos mais polêmicos trata da regulamentação da mineração em Terras Indígenas. É o PL 1610, cuja nova versão vem sendo alvo de muitas críticas.

Tal como está, o projeto traz muitas ameaças, pois favorece muito as empresas interessadas e oferece poucas garantias aos povos indígenas afetados. Um dos pontos mais graves é o fato de que as comunidades afetadas terão de se submeter aos interesses das empresas mineradoras e do governo, mesmo que digam não ao serem consultadas quanto à realização da mineração nas suas terras.

Outro ponto grave é a falta de estudos aprofundados de impactos ambientais, que passam a ser exigidos apenas quando o empreendimento está praticamente aprovado.

Também não se fala de garantias conta desastres ambientais, nem da necessidade de auditoria independente para informar aos índios sobre os resultados econômicos, já que eles têm, pela Constituição Federal, direito a participação nos resultados da lavra.

Para o movimento indígena, a possibilidade de mineração em Terras Indígenas deve ser discutida na Lei do Estatuto dos Povos Indígenas (2057/91) que tramita há mais de 20 anos no Congresso Nacional.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Margaret Pereira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.