Comissão da Câmara convoca ministra Gleisi Hoffmann para explicar demarcação de terras indígenas [Ela agora está na Funai??]

gleisi dá entrevista - EstadãoIvan Richard, Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou hoje (14) a convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para prestar explicações sobre o processo de demarcação de terras indígenas no país.

Em maio, Gleisi foi convocada pela Comissão de Agricultura para falar sobre o mesmo tema. O requerimento de convocação da ministra, que será obrigada a comparecer à comissão, foi proposto pelo líder da Minoria, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT).

No requerimento, Leitão, que preside a Subcomissão Especial de Demarcação de Terras Indígenas, aponta divergências em laudos emitidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Fundação Nacional da Índio (Funai) sobre a existência de terras indígenas no estado do Paraná. Segundo ele, enquanto os laudos da Funai mostram indícios de territórios ocupados por índios, os estudos da Embrapa revelam o contrário.

“A grande preocupação é com o destino das famílias que vivem há anos em suas propriedades e que estão sendo despejadas por causa de estudos sem embasamento técnico, jurídico, científico e histórico da Funai”, diz Leitão, no requerimento. [E viva o cinismo!]

Comments (1)

  1. A atuação da ministra Gleisi em maio, juntamente com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo,relacionando terra indígenas a um relatório da Embrapa é um absurdo da ingerência.
    A EMBRAPA é uma empresa muito bem conceituada no que tange ao desenvolvimento da agropecuária no país, no entanto, não tem conhecimento algum para tratar da questão indígena. São esferas completamente díspares. É lamentável tratar a questão indígena como se fosse um aspecto de agropecuária!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.