RENAP-CE protocola denúncia contra Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado em Brasília

Logo-Renap-CENo dia 09 de agosto, após as violências perpetradas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará, no último 08 de agosto, contra manifestantes; a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares no Ceará, RENAP-CE, dá entrada em denúncias nos seguintes espaços:

– Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República;
– Programa de Proteção de Defensores de Direitos Humanos;
– Ouvidoria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República;
– Ordem dos Advogados do Brasil;
– Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado;

Destaca-se, primeiro, que a desocupação foi feita de forma ilegal, de madrugada, sem prévio aviso, indo de encontro a recomendação da Defensoria Pública da União-DPU, embasada no Código de Processo Civil. Além disto, as forças de repressão destas Administrações agiram com excesso, descontroladas, demonstrando despreparo, cometendo lesões corporais e abuso de autoridade, em diversos atos de covardia.

A forma que as Administrações escolheram de desocupação poderia levar alguém à óbito, sendo uma ação que tinham conhecimento deste risco, pela forma que realizaram. A agressão aos manifestantes foi gerada por sua luta em defesa da Constituição Federal, legislação ambiental e Estatuto da Cidade. Os manifestantes lutavam pela preservação e recuperação do meio ambiente, efetivação de um planejamento urbano com racionalidade, garantindo à participação popular.

Rodrigo de Medeiros
RENAP-CE

Comments (2)

  1. Bom dia Avv.Rodrigo,deixei uma mensagem para você no facebook você pode por favor entrar em contato comigo.
    Muito obrigado.
    Um abraço
    Giorgio Guerra
    ITALIA-BRASILE

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.