Fiocruz recebe ministra do Meio Ambiente


Izabella Teixeira
Informe ENSP

A Fundação Oswaldo Cruz receberá, na segunda-feira (12/8), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A convidada participará da conferência Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Agenda pós 2015, às 14h30, no salão internacional da ENSP, e se se reunirá com os dirigentes da Fundação para ampliar as ações de cooperação entre a Fiocruz e o Ministério do Meio Ambiente. Izabella Teixeira representa o Brasil no Painel de Alto Nível para o estabelecimento de um marco de referência na construção da Agenda de Desenvolvimento pós-2015, criado pela ONU.

A Agenda de desenvolvimento pós 2015 foi tema da aula inaugural da ENSP em 2013. Na ocasião, o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Buss, falou das questões que devem nortear o desenvolvimento dessa agenda, como a saúde, agricultura, educação e água limpa, por exemplo. Para o ex-presidente da Fiocruz, o desenvolvimento sustentável não estará assegurado sem a garantia de uma população saudável.

“Temos presente, na nossa visão de sociedade, que saúde e desenvolvimento estão conectados. Uma população mais saudável contribuirá para o desenvolvimento da mesma forma que populações menos saudáveis terão dificuldades para crescer economicamente e progredir. Sem a preocupação com a saúde, o desenvolvimento será pífio. Não terá sentido se não contribuir para o bem-estar, qualidade de vida e saúde”, afirmou Buss.

Durante o evento Diálogo Social: Agenda Pós-2015 e Seguimento à Rio +20, organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), a ministra ressaltou que o sucesso do desenvolvimento ambiental, social e econômico depende de ações integradas em todo o mundo. “As obrigações são de todos e devem ser universais”, declarou Izabella Teixeira. “O Brasil tem o papel de facilitar o diálogo dos países pobres, emergentes e desenvolvidos”, completou.

A conferência, aberta aos interessados, será realizada na segunda-feira (12/8), às 14h30, no salão internacional da ENSP, com transmissão em tempo real no Portal ENSP.

Confira o currículo da Ministra do Meio Ambiente

Izabella Mônica Vieira Teixeira, brasiliense, é bióloga graduada pela Universidade de Brasília. Mestre e Doutora em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Especialista em Instrumentos de Gestão Ambiental nas áreas de Avaliação Ambiental Estratégica e Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento Ambiental.

Servidora de carreira do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, onde ingressou em 1984, ocupa o cargo de Analista Ambiental. Atuou em funções de coordenação e gerência de projetos no Ibama nas áreas de gestão ambiental estratégica, licenciamento ambiental e introdução de novos instrumentos de gestão.

Ao longo dos seus 28 anos de serviço público, ocupou vários cargos de direção e assessoramento superior na área federal, em que foi chefe do Departamento de Qualidade Ambiental do Ibama, coordenadora de Projetos do Programa Nacional de Meio Ambiente (PNMA-Banco Mundial.), Coordenadora de Cooperação Técnica Bilateral no Ministério da Habitação, do Programa Nacional de Substâncias Químicas e das negociações junto ao BID do Programa Pantanal. De 1999 a 2001, foi diretora do Programa de Proteção e Melhoria da Qualidade Ambiental, da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Ambiente.

No estado do Rio de Janeiro, foi superintendente de Estudos Ambientais, coordenadora do Programa de Despoluição da Baía da Guanabara, chefe de gabinete e subsecretária de Meio Ambiente. Retornou à área federal, em 2008, para ocupar a Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente. Em 2010, assumiu o cargo de Ministra do Meio Ambiente.

Atuou como representante do governo brasileiro na Conferência do Clima, em Cancún, no México, e na Conferência da Biodiversidade, em Nagoya, no Japão; integrou, entre 2010 e 2012, a convite do secretário-geral das Nações Unidas, o Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global, composto de autoridades de 21 países.

Em 24 de setembro de 2012, Izabella Teixeira voltou a ser nomeada pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para integrar o Painel de Alto Nível para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Esse grupo concluiu seu relatório em maio de 2013 e proporá à Assembleia Geral da ONU a nova Agenda Pós-2015 de Desenvolvimento Sustentável a fim de debater os novos desafios globais de desenvolvimento, com base na experiência adquirida pela implantação dos ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.