“Índios na Cidade”

CPISP

Brasil de Fato

Nesta sexta-feira (9), Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, a Comissão Pró-Índio de São Paulo lançará o vídeo “Índios na Cidade: desafios e conquistas”. O filme é resultado de dois anos de pesquisas e atividades realizadas em conjunto com povos indígenas que residem em contextos urbanos.

No vídeo, índios das cidades de Manaus, Boa Vista, Campo Grande, São Paulo, Osasco, Curitiba e Porto Alegre dão seu depoimento sobre os desafios de viver nas cidades e relatam as conquistas em termos de políticas públicas.

No Brasil, de acordo com o Censo de 2010, 36% da população indígena reside em centros urbanos. Segundo a Comissão Pró-Índio, a urbanização dos povos indígenas resulta, basicamente, de dois fatores: de um lado, em decorrência do crescimento urbano, alguns territórios indígenas são englobados pelas cidades; de outro lado, tem-se a migração de índios das aldeias para áreas urbanas, sobretudo em busca de melhores condições de vida.

Conforme explica Carolina Bellinger, assessora de projetos da Comissão Pró-Índio, a produção do vídeo integra as ações da organização visando ampliar a visibilidade da realidade, demandas e conquistas dos índios na cidade. O vídeo, que reúne a presença de múltiplas vozes de distintos povos indígenas, traz experiências concretas de políticas públicas que vêm contribuindo para efetivar os direitos individuais e coletivos dos indígenas que vivem em contextos urbanos.

O vídeo será veiculado no canal do Youtube da Comissão Pró-Índio somente nesta sexta-feira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.