Lapinha: Uma vitória e a certeza que seguiremos lutando!

IMG_7398Povo de Matias Cardoso e região,

O Quilombo de Lapinha e a Articulação Vazanteiros em Movimento manifestam e convocam toda a população de Matias Cardoso a solidarizar-se com a nossa luta.

A nossa região foi ocupada por negros aquilombados que já viviam aqui antes mesmo da chegada de Matias Cardoso em 1660. Nossos antepassados buscaram liberdade, trabalharam a terra e formaram um povo.

IMG_7421Nos anos de 1970, nós comunidades quilombolas e vazanteiras fomos expulsas de nossas terras por grileiros para a formação de fazendas. Passamos a viver encurralados nas ilhas e nas margens do Rio São Francisco. Esta é a história do Quilombo de Lapinha e de muitas outras comunidades tradicionais da região. Nas terras que tradicionalmente vivíamos foi implantado o projeto Jaíba e depois, as áreas de “preservação” para compensar a destruição ambiental causada pelo próprio projeto.

IMG_7498Frente estas injustiças históricas cometidas contra o povo negro, a Constituição de 1988 definiu que o Estado brasileiro deve titular as terras tradicionalmente ocupadas pelos remanescentes de quilombo. Em 2005 a Fundação Cultural Palmares confirmou nosso reconhecimento como Quilombo. Em Setembro de 2006, movidos pela necessidade de sobrevivência reocupamos a Fazenda Casa Grande onde viveram muitos dos nossos antepassados e que é parte do nosso território tradicional.

Vivemos oprimidos e ameaçados de ser expulsos do último refúgio que nos sobrou pelo fazendeiro e pelo Estado de Minas Gerais, por ação do IEF.

IMG_7343Depois de uma longa batalha o Juiz Federal da 1ª Vara da Justiça Federal de Montes Claros, deferiu a liminar de manutenção de posse da área que ocupamos até a titulação definitiva de todo território. O Juiz levou em consideração que as margens do São Francisco pertencem à União e não ao fazendeiro nem ao IEF.

Vamos manifestar nossa indignação contra as ações dos governos que não respeitam o direito humano. É papel do Estado reconhecer comunidades tradicionais e regularizar seus territórios!

Que os nossos direitos garantidos pela Constituição sejam respeitados e reconhecidos!

Territórios livres, Quilombolas e Vazanteiros Libertos !

IMG_7742

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Carlos Alberto Dayrell.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.