SP – Na reunião no MPF de Santos, Funai e Sesai prometem atender reivindicações dos indígenas do litoral sul

Cacique Antônio Silva Awá
Cacique Antônio Silva Awá

Tania Pacheco* – Combate Racismo Ambiental

Começou com impasse e terminou com promessas (que se cumpridas significarão vitórias importantes) a reunião entre oito caciques de diversas etnias do litoral sul de São Paulo, Funai e Sesai, na sede do Ministério Público Federal em Santos. Do lado de fora do prédio, cerca de 80 pessoas – na maioria indígenas, mas também alguns parceiros e apoiadores – cantavam ao som de seus instrumentos tradicionais, dançavam e protestavam: estava autorizada a entrada de cinco representantes, mas eles exigiam a participação dos oito caciques da região presentes.

Durante 50 minutos, a Avenida Washington Luís, onde o MPF está localizado, foi ocupada, fazendo com que o trânsito tivesse que ser desviado. Finalmente, o Coordenador Regional da Funai, Amaury Vieira, que fica sediado em Itanhaém, saiu para conversar com o grupo. Os indígenas venceram: foi acertada a entrada dois oito representantes.

Os principais pontos do acordo foram: compra de dois veículos para garantir a ida do atendimento médico aos locais onde ele é necessário; vistorias e melhoria no saneamento de todas as aldeias do litoral: obras no Polo de Saúde de Peruíbe; e (talvez o mais importante) avaliação dos funcionários da Sesai na região. Agora, é acompanhar para garantir que as promessas sejam cumpridas.

*Com informações enviadas por Teceres Teares e colhidas na internet. Mais sobre o assunto em SP – Caciques do Litoral Sul explicam suas queixas contra a Sesai, e MPF de Santos promove reunião às 14h de hoje, para buscar solução para o impasse.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.