Campanha Unificada pelo asfaltamento da BR 367, organizada pelos municípios de Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa

Asfaltamento BR 367

Os municípios de Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa se unem em um movimento para reivindicar a pavimentação da BR-367, sobretudo no trecho que liga Minas Novas a Virgem da Lapa. Esse movimento vem cobrar das autoridades a realização da obra que, por vários anos, é um anseio da sociedade local. Essa obra por várias vezes foi iniciada e interrompida, causando expectativas e frustrações. Dentre essas cidades, Chapada do Norte vive a situação mais crítica, pois não está ligada a nenhuma via pavimentada, dependendo de estradas de terra e mal conservadas para ter acesso a qualquer outra cidade.

É uma das poucas cidades do Estado de Minas Gerais que figura nessa situação. Chapada do Norte não possui hospital, nem serviço de urgência e emergência, dependendo de atendimento em outras cidades, o que ocasiona alto custo de manutenção de veículos da saúde, do deslocamento para os moradores e risco à população, que em períodos de chuva fica isolada.

Soma-se a essas questões o fato de que a região é reconhecida pelo seu capital cultural e turístico, que hoje é pouco explorado devido à dificuldade de acesso. Durante anos, a pavimentação desse trecho tem servido de fundo de campanha para políticos eleitoreiros, tendo sido, inclusive, prometida pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma, em campanha, por ocasião da inauguração na região da barragem de Jenipapo de Minas.

Uma ponte ao custo de mais de R$3 milhões foi erguida há quase uma década sobre o Rio Fanado, em Minas Novas. Essa ponte sequer recebeu o “encabeçamento”, sendo inútil para tráfego de veículos.

Contamos com o apoio de todos que se sensibilizam com a nossa causa.

Para assinar nossa petição, clique AQUI.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Isabela Grossi.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.