Comovente: “Cabral diz que não sabia de policiais infiltrados [P2s] em manifestações no Rio”

Ele disse que atos de policiais e de manifestantes serão investigados. Governador condenou a prisão de inocentes [comovente mesmo!]

Mariucha Machado – Do G1 Rio

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse, na manhã desta quinta-feira (25), que não sabia que havia policiais infiltrados nas manifestações realizadas no Rio. Segundo ele, são detalhes técnicos que ficam a cargo da equipe de segurança.

“Durante sete anos eu governei o estado e melhoramos os índices criminais do estado, reduzindo o índice de homicídio, reduzindo o índice de latrocínio, reduzindo o índice de roubos de automóveis e residências, sempre respeitando a política de segurança. A política de segurança tem comandante e chama-se José Mariano Beltrame e é sob o seu comando que eu delego todas as ações”, afirmou Cabral.

Após a visita do Papa Francisco ao Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, Cabral disse que é contra a prisão de inocentes e que tudo será investigado, tanto os atos dos policiais quanto dos manifestantes.

Ele ressaltou que há elementos novos, como o coquetel molotov, presentes nas manifestações e que tudo isso também é um aprendizado. “Nada justifica erros, então nós temos que estar permanentemente sendo cobrados por vocês [imprensa]. As autoridades de segurança estão atentas, o secretário Beltrame junto com os seus subordinados estão atentos a isso e jamais nós queremos identificar , prender e punir aqueles que não são responsáveis por estes atos e sim os que são responsáveis”.

Cabral concluiu dizendo que o Rio está em paz. “O Rio é uma cidade tranquila, democrática e livre”, disse o governador.

PM é acusada de infiltrar policiais sem farda em protesto

Vídeos e relatos publicados nas redes sociais acusam a PM de ter infiltrado policiais sem farda em um protesto na noite de segunda-feira (22) no Rio para provocar tumulto.

O relações-públicas da Polícia Militar, coronel Frederico Caldas, se disse “enojado” com a acusação e afirmou que considera um absurdo imaginar que um policial possa agredir um colega.

O tumulto ocorreu depois de uma passeata que começou pacífica e ia até a sede do Governo do Rio de Janeiro, onde o Papa Francisco recebeu as boas-vindas. Um confronto deixou cinco manifestantes e dois policiais militares feridos – um deles por um coquetel molotov. Todos os feridos já receberam alta e passam bem.

E a Polícia Militar foi criticada por ter prendido um integrante do Mídia Ninja, um grupo que transmite as manifestações pela internet.

Como foi a manifestação
Por volta das 17h de segunda, os manifestantes começaram a se reunir na praça do Largo do Machado, na Zona Sul do Rio. O bairro é vizinho a Laranjeiras, onde fica o Palácio Guanabara, sede do governo do estado.

Entre as cerca de 300 pessoas, com faixas e cartazes, havia integrantes de partidos políticos e de movimentos de lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais. O grupo ocupou as escadarias de uma igreja onde peregrinos cantavam músicas católicas. E promoveu um beijaço contra a homofobia.

Pouco depois das 18h, os manifestantes saíram em caminhada, em direção ao Palácio Guanabara, onde autoridades davam as boas-vindas ao Papa Francisco. No caminho, mais pessoas se juntaram à passeata, que chegou a reunir 1.500 participantes, segundo a Polícia Militar.

Em frente ao bloqueio montado pela PM, a cerca de 200 m da sede do governo, manifestantes queimaram um boneco, que representava o governador Sergio Cabral. O grupo permaneceu no local, sem que houvesse confronto, por cerca de meia hora, até a chegada de pessoas mascaradas e vestidas de preto. Houve gritos contra a PM: “Sem hipocrisia, a polícia mata pobre todo dia!”

Depois que o papa Francisco deixou o Palácio Guanabara, as grades que bloquevam a rua foram derrubadas. Não é possível identificar por quem.

Começou uma batalha: de um lado, pedras; do outro, balas de borracha. Os mascarados lançaram conquetéis molotov contra os policiais. Um PM foi atingido pelo fogo e se jogou no chão, na tentativa de apagar as chamas. A polícia reagiu com bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, balas de borracha e jatos d’água.

Houve correria e a confusão se espalhou por outras ruas. Numa delas, os PMs encontraram um mochila com várias garrafas de coquetel molotov. “É isso que vocês têm que filmar”, diz o PM. Uma pessoa pergunta:”Isso é o quê, guerreiro?”. E o policial reponde: “Coquetel molotov. Isso aqui mata um policial”.

Muitos policiais estavam sem idenficação nas fardas. Uma manifestante aborda um deles. Ela pede para que o PM se identifique, mas ele se nega.

Segundo a Polícia Militar, um menor foi apreendido e sete pessoas foram detidas por desacato, incitação à violência, formação de quadrilha, exposição ao perigo, resistência e dano qualificado.

Depois das prisões, um grupo de 300 pessoas se concentrou em frente ao prédio da delegacia do Catete, pedindo a libertação dos detidos. Foi o início novas confusões. Carros da tropa de choque foram cercados. Policiais tentaram liberar a pista e houve um empurra-empurra. PMs usam spray de pimenta e o grupo se dispersa pelas ruas do bairro. No tumulto, comerciantes foram obrigados a fechar as portas.

Seis detidos foram liberados porque teriam praticado crimes de menor potencial ofensivo. Entre eles estava Filipe Peçanha, conhecido como Carioca. Ele é integrante da Mídia Ninja, grupo que tem se dedicado a transmitir as manifestações, ao vivo, pela internet. Filipe conversou com um repórter da GloboNews e disse que não sabia por que tinha sido detido. “Me trouxeram aqui para fazer uma averiguação, eu fiquei aqui esperando, fui bem tratado pela Polícia Civil, mas a Polícia Militar me colocou à força, sem nenhum tipo de justificativa. Sem nenhum tipo de alegação.”

Reação na internet
Nesta terça, nas redes sociais, pessoas que acompanhavam a manifestação acusaram a PM de ter infiltrado policiais sem farda no protesto para provocar o tumulto. Foram postados vídeos em que, após o tumulto, dois homens correm em direção à barreira da policia. Um deles tira a camisa. Eles parecem se identificar e são autorizados a passar.

Por telefone, o coronel Frederico Caldas reconheceu que policiais do serviço reservado, a paisana, acompanham a manifestação, com o objetivo de identificar agressores e coletar provas, mas disse disse que não é possível afirmar que os homens mostrados nos vídeos sejam policiais.

Prisão de integrante da Mídia Ninja
De todas as pessoas detidas na segunda-feira, apenas Bruno Ferreira Teles ficou preso durante toda a madrugada – por porte de artefato explosivo ou incendiário e por desacato.

Na manhã de terça, o advogado dele conseguiu um habeas corpus. “Me prenderam e disseram que eu estava com uma garrafa de molotov. Eu não estava”, disse Teles.

Investigação
A comissão criada  pelo governo do Rio, na semana passada, para investigar os atos de vandalismo durante manifestações se reuniu pela primeira vez nesta terça. Representantes do Ministério Público e das polícias Civil e Militar decidiram que todas as informações (processos, fotos e videos) ficarão em uma única delegacia.

Mais cedo, o presidente da comissão, Eduardo Lima Neto, disse que vai denunciar Bruno Ferreira Teles por tentativa de homicídio. “Quem atira um coquetel, um explosivo contra uma multidão, contra a PM, contra seja quem for, está assumindo o risco de matar alguém.”

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.