O Grupo GeografAR (Posgeo-UFBA) vem juntar-se à Comissão Pastoral da Terra, a Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais, ao Movimento CETA, aos quilombolas e especial à família do companheiro Elson Ribeiro Borges, neste momento de dor. Quilombola, grande liderança e coordenador do CETA, falecido no dia 23 de julho, Elson foi vitima de um acidente de moto na BA 161, quando retornava de Bom Jesus da Lapa – onde participara de uma reunião com órgãos públicos – para a comunidade quilombola de Barra do Parateca, em Carinhanha.
Figura calma e serena, Elson havia se tornado uma grande liderança da luta na/pela terra desde os conflitos fundiários na comunidade quilombola de Barra do Parateca. Era um defensor do modo de vida ribeirinho e dos direitos das comunidades quilombolas. Orgulhava-se de se dizer pescador, falava que era como um peixe dentro do Rio São Francisco. Orgulhava-se em ser quilombola, afirmando que não trocava a sua Barra do Parateca por nenhum lugar na cidade. Orgulhava-se em ser liderança, apesar das dificuldades de conduzir a luta pela terra na atual conjuntura. Orgulhava-se em participar ativamente das manifestações pela reforma agrária e pela garantia dos direitos territoriais das comunidades tradicionais.
No começo de julho, Elson colaborou de forma decisiva para o trabalho de campo de um dos pesquisadores do GeografAR, apresentando-o pessoas, levando-o a conhecer às ilhas do Rio São Francisco, relatando-o suas lutas e dificuldades, mas sem perder a esperança em momento algum. Talvez tenha concedido a um de nossos pesquisadores a sua última entrevista para um trabalho acadêmico, nos dando uma lição de vida, luta e coerência. E nos deixa a responsabilidade de continuar realizando nossos trabalhos com o objetivo de fortalecer as lutas e os direitos territoriais.
Elson, presente!
—
Enviada por Guiomar Germani.
Gostaria muito de publicar seu comentário, mas é necessário nome, sobrenome e e-mail. Não posso e não devo abrir exceções.