MA – Comunidades de Igarapé do Meio interditam estrada de acesso à Ferrovia Carajás

Estrada de ferro Carajás no Maranhão. Foto: Jeremy Bigwood/Agência Pública
Estrada de ferro Carajás no Maranhão. Foto: Jeremy Bigwood/Agência Pública

Justiça nos Trilhos, em Brasil de Fato

Nesta terça-feira (23), por volta da 4h da manhã, a comunidade Vila Diamante e São Benedito, ambas pertencentes ao município de Igarapé do Meio, distante 160 km de São Luís (MA), interditaram a estrada de acesso à Ferrovia Carajás. Com o acesso às duas comunidades fechado, funcionários da Vale, que fazem a manutenção da ferrovia, ficaram impossibilitados de acessar a via.

Segundo Raimundo Cantanhede, morador de Vila Diamante, a interdição da estrada deu-se porque há anos os moradores das comunidades reclamam da dificuldade de travessia da ferrovia, sem resultados. Temem que, com a duplicação, as pessoas fiquem mais vulneráveis a atropelamentos, pois passarão a circular mais trens do que o número atual. Além disso, os moradores exigem que a Vale construa calçamento, um poço e um parque infantil na escola da comunidade.

Os moradores do assentamento São Benedito solicitam da Vale a compra de um terreno para a comunidade, pois os filhos dos assentados estão há seis meses ocupando uma área bem próxima à ferrovia.

Por volta das 12h, representantes da empresa se dirigiram à comunidade São Benedito, onde escutaram as demandas das comunidades. Estavam presentes na reunião, além dos representantes das comunidades, o coordenador para relacionamento com comunidades da área e o procurador do município. As estradas foram liberadas por volta das 14h após ser marcada uma nova reunião para hoje (24), com a comunidade de São Benedito, e dia 12 de agosto, com Vila Diamante.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.