Indígenas vão ocupar Memorial na próxima terça

memorialEm Direto de Brasília

Cerca de 150 indígenas devem ocupar, na próxima terça-feira, 22, o Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental em Brasília, em frente ao Memorial JK. O índios denunciam que a direção do Memorial dos Povos Indígenas está proibindo-os de frequentar o local, fazer reuniões e seus rituais.

A diretora do espaço – que segundo eles sequer aparece para trabalhar – afirma abertamente ser contra índio.

A ocupação será a forma que eles encontram para denunciar o descaso da direção do Memorial e alerta o Governo do Distrito Federal, em especial a Secretaria de Cultura, ao qual o espaço está ligado.

Eles contam que uma funcionária que ousou apresentar documentos comprovando a inoperância, o racismo e a elitização do local acabou de ser demitida nesta sexta-feira.

Segundo Rafael Xavante e Sebastião Terena, que estão recolhendo documentação para denunciar que o Memorial se tornou apenas um museu e deixou se ser um espaço de convivência indígena, os indígenas querem que o local seja gerenciado pelos índios e “não por pessoas indicadas politicamente e que só querem se aproveitar do cargo.

Rafael e Sebastião estão de posse de informações que mostram uma série de irregularidades cometidas pela atual gestora do Memorial.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.