SP – Após 48 horas, índios continuam ocupando posto de saúde de Peruíbe

Índios continuam ocupando o posto de saúde(Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Índios continuam ocupando o posto de saúde
(Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Do G1 Santos

Após 48 horas de protesto, 15 índios de seis aldeias de Peruíbe, no litoral de São Paulo, continuam ocupando o posto de saúde do município.

Na tarde desta terça-feira (16), os indígenas conversaram com funcionários da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).  “A gente está encaminhando documentos para o Ministério Público Federal de Santos para ver se vamos conseguir retomar esses atendimentos de forma eficaz”, explica o coordenador técnico da FUNAI, Cristiano Hutter.

Os índios prometem continuar a ocupação do posto até o fim da semana e exigem a presença do presidente da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que administra o sistema em todo o país. “Nossas reivindicações são um atendimento melhor, veículo adequado para fazer o transporte dos doentes, remédio e médicos especializados para atender melhor a gente”, pede o cacique Awa Tenondegua. “Estão contratando muita gente só pela base e que não vai visitar a gente na aldeia, até por motivos de carros quebrados. Mas também estão fazendo um descaso porque eles não tem uma fiscalização da parte de um órgão superior deles”, completa o cacique Paraguassu Jorge.

Os índios ocuparam o posto na segunda-feira (15), antes dos funcionários chegarem para trabalhar. Durante todo o dia a equipe médica foi impedida de sair da unidade e, após 12 horas de protesto, os índios liberaram os funcionários. Uma reunião com a FUNAI e promotores da Justiça Federal foi agendada para sexta-feira (19).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.