Indígenas Guarani Kaiowá da comunidade Takuara retomam seu território e pedem ajuda para resistir

resistencia TakuaraNo União, Campo, Cidade e Floresta

No último final de semana a comunidade Takuara fez a retomada de seu território originário invadido pela fazenda de Jacinto Honório da Silva. A retomada representa a insatisfação do povo guarani kaiowá com a histórica e constante violação de seus direitos e o genocídio a que são submetidos devido à total inércia do Estado em realizar o direito a seus territórios originários.

Como todos sabem os conflitos em Mato Grosso do Sul tem se acirrado, e o governo federal, ao invés de cumprir a política indigenista garantida pela Constituição Federal tem fortalecido o agronegócio, tem sido negligente com relação à violência e assassinatos no campo, vem desmantelado e esvaziando a FUNAI, e agora quer realizar modificações no processo demarcatório que significam profundos retrocessos, e demonstram a intenção de retirar da agenda a demarcação e homologação dos territórios indígenas.

A retomada da Takuara é um fato político importante de contraposição às medidas que vem sendo tomadas pelo governo e às suas propostas de negociação junto aos fazendeiros e indígenas, que só prejudicam esses povos e beneficiam o agronegócio. Mas principalmente demonstra a disposição do povo guarani kaiowá em fazer luta contra essa sociedade injusta e contraditória, que impede sua existência e seu modo de vida!

Assim, o momento é de fortalecimento da retomada! Os guarani kaiowá da aldeia Takuara solicitam apoio político e solidariedade à sua ação, bem como apoio de estrutura (lona, alimentos, etc.).

Para entrar em contato:

Cacique Ládio Veron, do Conselho da Aty Guasu e líder da Terra Indígena Takuara – Tel. (67) 96994079

Conta bancária para contribuições:

Ládio Veron

Banco do Brasil –  agencia 3935-7

Conta Corrente 8864-1

Todo apoio à luta dos povos indígenas!

Somos todos Guarani Kaiowá!

Enviada para Combate Racismo Ambiental por GleiceOliveira Guarani-Kaiowá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.