Belíssima vitória! Quilombolas de Lapinha consegue liminar de posse sobre área invadida por fazenda até titulação das terras

Reunião de vazanteiros do rio São Francisco no Quilombo da Lapinha. Foto: Helen Borborema
Reunião de vazanteiros do rio São Francisco no Quilombo da Lapinha. Foto: Helen Borborema

Tania Pacheco* – Combate Racismo Ambiental

“A Associação Quilombola de Lapinha, aqui representada pelo seu Presidente José Teodorico Borges,  vem informar e partilhar  com todos os irmãos e companheiros/as de luta uma grande alegria: depois de muita batalha e na eminência de sermos despejados de nosso território, o Juiz Federal da 1ª Vara  da Justiça  Federal de Montes Claros, deferiu a liminar de manutenção de posse a nosso favor, sobre a área de 22 hectares localizada no interior da  Fazenda Casa Grande, mantida até agora pelas famílias do quilombo da Lapinha, até que se defina a titulação da área aos remanescentes do quilombo”.

Há quase dois anos, no dia 24 de julho de 2011, 105 famílias das comunidades de Pau Preto, Pau de Légua e Quilombo da Lapinha, vazanteiros e quilombolas dos municípios de Matias Cardoso, Manga e Itacarambi, faziam uma caminhada no meio da noite e, quando o dia raiava, davam início à criação da Reserva de Pau Preto, no Norte de Minas. A foto acima deve ter sido tirada por Helen Borborema numa das reuniões de preparação da ação, sem dúvida um momento belo e comovente, que pode ser relembrado através dos links no final deste texto. 

Nada mais justo e feliz, pois, que essa informação chegue agora, para ser repassada imediatamente por Zilah de Mattos, da  Comissão Pastoral da Terra, para as lideranças do Quilombo da Lapinha. Segundo ela, “foi muito emocionante a reação das famílias do Acampamento Rio São Francisco. Ninguém  dormiu nesta noite. Passaram a noite, rezando, batucando, soltando foguetes e acordando   todo o quilombo. (…) Após festejar, avaliar e pensar nos caminhos a percorrer, decidiram fazer uma manifestação na cidade de Matias Cardoso, no dia 22 de Julho. Segue o Convite, enviado a todas as comunidades da Articulação dos Vazanteiros em Movimento e demais organizações populares”.

No convite assinado pelo presidente da Associação Quilombola de Lapinha, a programação do dia 22 de julho: uma Grande Caminhada pelas ruas da cidade de Matias Cardoso, a partir das 8 horas da manhã, indo do posto de gasolina até a Praça da Igraja, onde haverá uma grande festa, com uma grande roda de batuque e com a  benção final, pelo Diácono Daniel, da Paróquia de Matias Cardoso, “anunciando o Reino de Deus aqui na terra e denunciando as injustiças”.

Na sua alegria, José Teodorico Borges pede que todos – crianças, idosos, jovens, homens e mulheres – “levem seus instrumentos de trabalho,  carroça com os frutos da terra, tambores,  bandeiras, faixas, cartazes, fotos, fogos e outros mais”.

Uma bela e merecida festa para os Quilombolas da Lapinha! Que bem poderia ser adiada dois dias e acontecer no 24 de julho, lembrando a belíssima retomada.

*Com informações de Carlos Alberto Dayrell.

Abaixo, as principais notícias do segundo semestre de 2010 ao final de 2011, sobre a retomada:

Comunidade quilombola de Lapinha está acuada por fazendeiros e pelo Estado

Vazanteiros do São Francisco – mais uma vez aterrorizados, ameaçados e com seus direitos violentados

ATAQUE AOS VAZANTEIROS: órgãos ambientais de Minas Gerais aterrorizam mais uma vez comunidades ribeirinhas guardiãs do rio São Francisco

Urgente! Vazanteiros em Movimento realizam autodemarcação de seu território. Todo o nosso apoio a eles!

Informe dos Vazanteiros e Quilombolas da retomada de Minas Gerais

Depoimento: Vazanteiros realizam autodemarcação de RDS no Norte de Minas Gerais

Carta de apoio aos Vazanteiros em Movimento

Vazanteiros (e Quilombolas) em Movimento agora têm Blog e mostram a auto-demarcação da RDS de Pau Preto

Vazanteiros em Movimento – Encontro com a Promotoria Pública e o IEF

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.