MG – Luta contra o racismo em debate hoje, em Uberaba

Racismo_Crime(1)Por Thassiana Macedo, no JM Online

Acontece a partir de 8h30 de hoje a 3ª Conferência Municipal da Igualdade Racial. O evento está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Uberaba e Fundação Cultural em parceria com Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afro-Brasileira e Departamento de Assuntos Afros. A conferência, realizada no Cemea da Abadia, na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, é aberta a toda a comunidade.

Segundo a coordenadora de Políticas de Públicas para a Mulher, Elisabete Cardoso Nascimento, a atual edição da conferência, que é realizada de dois em dois anos em três etapas (municipal, estadual e nacional), tem como tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por uma Uberaba afirmativa”. Dentro deste tema serão discutidos quatro eixos: Estratégia para o Desenvolvimento e o Enfrentamento ao Racismo; Políticas de Igualdade Racial no Município, no Estado e no Brasil – Avanços e Desafios; Arranjos Institucionais para Assegurar a Sustentabilidade das Políticas de Igualdade Racial; e Participação Política e Controle Social – Igualdade Racial nos Espaços de Decisão – Mecanismos de Participação da Sociedade Civil no Monitoramento das Políticas de Igualdade Racial.

“A conferência tem um indicativo de promover um encontro entre a sociedade e a estrutura governamental. Em conjunto tentamos avaliar e reafirmar a implantação de políticas públicas no município e no Estado. Essa Conferência Municipal tem como objetivo a elaboração de propostas e políticas públicas para a promoção da igualdade racial. Durante a conferência vão ser eleitos os delegados que levarão as propostas do município para a Conferência Estadual, na qual serão definidas as propostas que serão levadas à Conferência Nacional”, explica Elisabete.

Um total de 18 delegados serão escolhidos neste sábado (13), o município indica oito pessoas e a sociedade civil presente na Conferência Municipal escolhe outras 10 pessoas que representação Uberaba na Conferência Estadual a se realizar no mês de agosto em Belo Horizonte, entre os quais possivelmente poderão ser escolhidos os delegados que participarão da Conferência Nacional marcada para setembro deste ano. “A Conferência Racial não é destinada somente para a comunidade negra. Ela congrega todas as minorias que se sentem discriminadas, como religiosos, ciganos, homossexuais, entre outras”, completa a coordenadora.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.