SP – PM vai comprar caminhões com canhões de água para dispersar multidões

Caminhão com canhão de água utilizado pela polícia turca para dispersar manifestantes
Caminhão com canhão de água utilizado pela polícia turca para dispersar manifestantes

Folha de S.Paulo – A Polícia Militar de São Paulo vai comprar caminhões equipados com canhões de jato de água e de tinta, utilizados para dispersar multidões.

Segundo reportagem do jornal “O Estado de São Paulo”, a compra de quatro veículos do tipo “riot control” (controle de tumulto) são parte de uma licitação internacional para aquisição de equipamentos, anunciada pelo comandante-geral da PM, Benedito Roberto Meira.

Segundo Meira, a ideia é ter os caminhões para a Copa do Mundo, em 2014, para o caso de acontecerem novas manifestações. A PM confirmou que o edital está em elaboração, mas ainda não tem data definida para lançá-lo.

Alternativa às bombas de gás lacrimogêneo (embora possa dispará-las), o equipamento lança também jatos de água com tinta para colorir a roupa dos manifestantes, facilitando a identificação dos que se envolvem com violência.

De acordo com a reportagem, serão gastos U$ 30 milhões (R$ 67 milhões) na concorrência, que incluirá a aquisição de carros blindados para a Tropa de Choque, cartucheiras calibre 12 para incursões em áreas consideradas de risco, e dois robôs programados para desarmar bombas.

A técnica de dispersão com canhões de água foi bastante utilizada nas recentes manifestações populares na Turquia. Segundo o coronel, nenhuma PM brasileira tem os caminhões especiais.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Vanessa Rodrigues.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.