Movimento de Luta pela Terra bloqueia desde ontem passagem de caminhões com eucalipto da Veracel

aipim versus eucalipto
Por Isabela Naves, do CEPEDES, para Combate Racismo Ambiental

Desde ontem, 5 julho, quando promoveu um ato na rodovia  Eunápolis – Monte Alegre, Km 25, próximo à comunidade “Ponto do Maneca”, o Movimento de Luta pela Terra (MLT) está bloqueando a passagem dos transportes de cargas de madeira de eucalipto da empresa Veracel Celulose no município de Eunápolis, Bahia.

De acordo com Zuza, liderança do MLT, o objetivo inicial do bloqueio era marcar uma reunião com o setor jurídico da empresa, para imediata solicitação de uma audiência na Vara da Fazenda Pública do município de Eunápolis e dar prosseguimento ao processo que trata da situação da Fazenda São Caetano, discriminada como terra do Estado e ocupada pelo plantio de eucalipto. É nessa porção de terra que estão acampadas as 85 famílias do MLT desde 2008.
Zuza informa que a área ocupada possui 1.333 ha,  já discriminados pelo Incra como terra devoluta. Por isso mesmo, o processo trata de uma ação na justiça do próprio estado contra a empresa.

Representantes da Veracel estiveram no local, e ficou acordado o cumprimento da reunião com a empresa e solicitação, junto ao Juiz, do andamento do processo. E o MLT se comprometeu a desbloquear a pista  após realização dessa reunião.

No entanto, segundo informação do MLT, não houve nenhum encaminhamento na reunião, realizada ontem à tarde. Em consequência disso, a estrada permanece bloqueada.

Zuza informou ainda que desde ontem está sofrendo ameaças por parte da empresa.

MLT - caminhês da Veracel bloqueados

Comments (1)

  1. Parabéns pessoal!Esta luta contra a monocultura tem que começar ou vamos viver sem agua,sem florestas,sem biodiversidade.araçuai esta cheio de carretas transportando eucalipto para a bahia.Pois é só restamos nos aqui no Medio jequitinhonha.Mas os monstros estão chegando perto de nós tb e tem gente que ainda acha bonito.Dizem que o cerrado não dá nada.O Governo federal tinha que para de aceitar esta destruição.E agora vão tirar agua da UHE de Irapé no alto Jequitinhonha pro Eike Batista transportar seu minerio de ferro até a Bahia- litoral.Para,logico, enriquecer mais o homem que ,felizmente esta “quebrando”…Se alguem vive melhor é porque tem muita gente na pior!Fora a monocultura!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.