Prefeito de Belém exonera assessor denunciado por postar mensagens de ameaça a militantes de partidos de esquerda

Foto: Reprodução/Twitter, feita pelo Diário do Pará.
Foto: Reprodução/Twitter, feita pelo Diário do Pará.

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Segundo informação do Diário do Pará, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, exonerou seu assessor Wolfgang Endemann, denunciado por postar em redes sociais mensagens contra integrantes de partidos de esquerda, além de textos com viés racista e homofóbico. [Veja, a respeito, notícia postada esta manhã: Muito Grave! Assessor do Prefeito de Belém (Zenaldo Coutinho, PSDB) se infiltra em manifestações de rua e prega o extermínio de militantes de esquerda, inclusive com reproduções de postagens].

Ainda de acordo com o Diário do Pará, Wolfgang teria negado negado a autoria das publicações, dizendo ser tudo uma farsa: “Eu nunca preguei a morte de esquerdistas, isso é mentira. Não sei se foi a vereadora (Marinor Britto) quem fez isso ou se alguém passou para ela e ela saiu divulgando, sem checar a verdade dos fatos ou pesquisar fontes”. 

Marinor Britto, líder do Psol, pediu à Câmara Municial “apuração imediata de possíveis crimes fascistas, intimidações e ameaças de morte, contra minorias indígenas, comunistas, militantes de esquerda, inclusive atentando contra a nossa liberdade de organização partidária, visto que as ameaças são feitas também ao Psol, PC do B, PSTU etc”.

Opções "curtir" do Facebook de Wolfgang Endemann. Foto: Combate Racismo Ambiental
Opções “curtir” do Facebook de Wolfgang Endemann. Foto: Combate Racismo Ambiental

O Twitter de Wolfgang Endemann está fora do ar esta tarde (confira  aqui). No Facebook, ele escreveu: “Já coloquei meu cargo à disposição e já foi feita a minha exoneração!! Agora os fatos serão apurados pela Prefeitura, enquanto eu buscarei a Justiça. Tudo será esclarecido, e essa tentativa criminosa de me denegrir será comprovada. (…) Mais tarde com calma postarei uma nota com todos os fatos já apurados!”.

Ainda no face, Wolfgang Endemann se apresenta como Presidente das Juntas de Serviço Militar de Belém. E, como pode ser visto acima,  “curte” o colunista Reinaldo Azevedo, de São Paulo, e, entre os grupos, um chamado Frases do Exército, cuja foto montagem de abertura, postada com data de 21 de junho, é bem no mínimo “curiosa”:

Frases do Exército só Dilma

Informações enviadas por Elen Pessoa para Combate Racismo Ambiental.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.