Tá nas redes: vídeos em inglês proliferam e levantam questionamentos. Quem está financiado tudo isso?

Movimento "change Brazil" na internet
Movimento “change Brazil” na internet. Quem está financiando tudo isso, afinal?

“Que movimento pelo Passe Livre faria um vídeo em inglês ? Quem é esse sujeito? Quem pagou essa produção, feita em estúdio com teleprompter?”

Jornal do Brasil

Em meio aos protestos que mobilizam o país nas últimas semanas, denúncias levantam suspeitas sobre o excesso de vídeos em inglês sobre as manifestações e põem em xeque algumas das publicações mais vistas no Youtube.

Circula na internet um texto intitulado “What is this, companheiro?”, descrevendo diversos vídeos publicados no Youtube sobre o atual momento do país, mas que são falados em inglês e visivelmente editados em estúdio, com o uso de técnica sofisticada, qualidade de som e iluminação. Bem diferentes dos vídeos genuínos, feitos pelos manifestantes, que mostram de forma espontânea a essência dos protestos, sem priorizar qualidade de edição.

Entre os vídeos publicados, o texto que faz a denúncia cita os do movimento chamado #changebrazil (muda Brasil), que foram vistos por mais de 1 milhão de pessoas. Há ainda outro, intitulado “Please Help us” (por favor, nos ajude), visto por mais de 1 milhão e 300 mil pessoas que estimula, em um inglês perfeito, os jovens contra a política, enaltecendo o STF e criticando a mídia.

“Que movimento pelo Passe Livre faria um vídeo em inglês ? Quem é esse sujeito? Quem pagou essa produção, feita em estúdio com teleprompter?”, questiona o texto que circula na internet denunciando as supostas manipulações.

Um outro vídeo em que aparece uma pessoa falando em português, mas com pesado sotaque, destaca a tomada do Congresso Nacional e cita as hashtags #changebrazil e o #brazilacordou. Na altura do minuto 2:06,  ele diz para as pessoas produzirem material para o exterior porque “quanto mais pessoas colocarem pressão sobre o Brasil, mais rápido o Brasil terá que se dobrar”.

Também já ficou famoso o vídeo de Carla Dauden, uma brasileira que mora em Los Angeles, falando em inglês (com legendas em português), contra a Copa do Mundo.  Mais de 2 milhões de pessoas já viram o vídeo.

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.