Fracassa no Uruguai tentativa de derrubar lei que autoriza aborto

Agência de Notícias – Fracassou no Uruguai a tentativa de convocar um referendo sobre a lei que autoriza o aborto até a 12ª gestação, aprovada no fim do ano passado pelo Congresso.

A consulta popular realizada ontem sobre se deveria ser convocado um referendo a respeito da lei não obteve a adesão mínima necessária –de 25% do colégio eleitoral.

A Justiça Eleitoral informou que, com 60% das urnas apuradas, a participação somava 5,38%. A consulta foi organizada por legisladores contrários à nova norma, entre eles o senador Pedro Bordaberry (Partido Colorado), que lamentou o resultado.

“A gente se sente um pouco como o goleiro do Taiti [seleção que perdeu de 8 x 0 para o Uruguai na Copa das Confederações]. A verdade é que foi um 8 a 0”, disse Bordaberry.

O ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), que durante seu mandato vetou lei semelhante, votou na consulta. “Não há surpresa. No Uruguai, todos sabem qual é minha posição”, disse.

Católico e médico, Vázquez, justificou seu veto à lei enquanto era presidente como sendo uma atitude coerente com a obrigação de alguém que fez o juramento de Hipócrates e se comprometeu a sempre defender a vida.

A lei foi aprovada com ampla adesão da esquerdista Frente Ampla, sigla do atual presidente, José Mujica.

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.