Pronunciamento do porta-voz do cacique geral do povo Munduruku

Lideranças Munduruku - Foto: Telma Monteiro
Lideranças Munduruku – Foto: Telma Monteiro

“Mais uma farsa do governo com os Munduruku. Durante a nossa ocupação na obra do Consorcio Construtor Belo Monte na Bacia do rio Xingu, os munduruku enviaram uma nota ao Ministro Gilberto Carvalho, pedindo a suspensão e paralisação dos estudos e pesquisas em terras indígenas enquanto não houvesse a regularização da consulta prévia.

Diante disso, vemos que o governo não está cumprindo com a sua obrigação e com isso está desrespeitando e violando os Direitos Humanos, os direitos dos Munduruku. Os estudos estão sendo feito sem antes consultar as comunidades, ribeirinhos, pescadores e de modo geral a sociedade civil.

Os pesquisadores foram descobertos pelos munduruku por consciência e ao perceberem que já se encontravam a mais de dois meses na cidade de Jacareacanga fazendo os estudos para Construção de Barragem no rio tapajós. Segundo as informações, os pesquisadores já estão na quarta etapa de estudo, já na fase final e previsto para apresentarem o relatório final do EIA – RIMA no mês de novembro.

Os Mundurukus se mobilizaram e surpreenderam os pesquisadores. E os três pesquisadores depois de serem apanhados foram levados a Aldeia da Boca do Rio das Tropas e hoje pela manhã foram trazidos até a cidade de Jacareacanga. E mantemos eles na praça principal com os materiais de pesquisas e aguardam a chegada do coordenador no local.

Nossa reivindicação é:

Que suspendam todos os estudos em nossos rios;
Que o governo respeite os nossos direitos constitucionais;
Que parem de querer construir barragens nos Rios Tapajós e afluentes.

Pedimos em nome do movimento:

Nós somos “ Mundurukuyu ipereg’ayu”, respeitem nossos direitos!”

Jairo – Assessor do Cacique Geral.

Enviada por Núbia Vieira para a lista CEDEFES.

Comments (1)

  1. OIKO POXI COVA REHE!!!!! A dILMA É EUROPEIA E PENSA COMO ELES POR TANTO SÓ CXOM O POVO NA RU AÉ QUE PODEREMOS BARRAR AISSSO!!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.