Ataque à prefeitura de São Paulo (e outros): Quem são e a quem servem os infiltrados que tentam comprometer o movimento com atos de vandalismo?

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

O filme foi postado com o comentário “Quem é o rapaz de branco que tenta sujar o movimento com atos de violência e vandalismo? Sua identidade precisa ser investigada”. Embora nele possamos ver o episódio de ontem, de ataque à Prefeitura de São Paulo, a realidade é que na véspera isso já acontecera de forma ainda mais violenta no Rio de Janeiro. Após uma belíssima manifestação de mais de cem mil pessoas, um grupo ficou para trás e iniciou um ataque à sede da Assembleia Legislativa. Prédios e monumentos históricos, como a própria ALERJ e o Paço Imperial, foram grafitados, enquanto, a partir da depredação da Assembleia, o vandalismo se espraiava para lojas comerciais e agências bancárias, com destruição, saques e carros incendiados.

No Rio de Janeiro, a manifestação já se dissolvera quando o caos começou. Em São Paulo, ela se dividira. Parte fora para a Paulista; parte para a Prefeitura. Quem acompanhava o tumulto viu perfeitamente o quanto os verdadeiros manifestantes tentavam impedir a violência e a provocação. Gritando “Sem Vandalismo”, conseguiram inclusive recolocar as grades de isolamento e garantir um espaço entre os provocadores e o prédio. Mas não conseguiram resistir por muito tempo, e prevaleceu um desdobramento semelhante ao da véspera, no Rio, com saques e pelo menos um veículo incendiado.

Por uma coincidência em nada estranha, o mesmo acontecia em relação à Prefeitura de Belo Horizonte, com o mesmo desenvolvimento e consequências. E, nos três episódios, a PM (tão afoita nos primeiros dias) se manteve ausente. Na verdade, uma observadora distante. Em Minas (Após manifestação pacífica, centro de BH sofre saques e vandalismo por 2h30 sem presença da polícia), o comando da Polícia deu uma explicação magnífica, ao chegar, depois que o caos praticamente terminara: “A Polícia Militar não demorou. Estávamos monitorando a situação de longe. Decidimos não intervir antes para evitar que inocentes pudessem ser feridos”.

Veja, abaixo, o segundo vídeo. Vale refletir… A quem interessa desacreditar a força e a beleza dessas manifestações?

Manifestantes tentam invadir o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio
Manifestantes tentam invadir o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio. Foto: UOL
rj - carro virado
Carro que estava estacionado em uma rua do centro do Rio foi virado e incendiado. Foto: UOL

Comments (1)

  1. JÁ VIMOS ESTE FILME ANTES, E MUITAS VEZES. UMA INVESTIGAÇÃO É NECESSÁRIA, E COM URGENCIA PARA IDENTIFICAR ESTES INFILTRADOS QUE AGEM PARA DESQUALIFICAR O MOVIMENTO.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.