Jovens Indígenas de Pernambuco se Reúnem para Organizar o I Seminário de Juventude Indígena do Estado

img_9305Nesses últimos dias 15 e 16 de junho, jovens indígenas de todos os povos de Pernambuco, que compõe a COJIPE – Comissão de Juventude Indígena de Pernambuco, se reuniram na TI Tuxá, localizado no município de Inajá Pernambuco, com o objetivo de se organizar para a realização do I Seminário de Juventude Indígena de Pernambuco. Além dos jovens se fizeram presentes representantes da COPIPE – Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco, CIMI PE e Lideres de alguns povos de Pernambuco. Essa reunião foi dada inicio com o tradicional ritual de abertura, com os cânticos culturais de cada povo presente.

Após o ritual de abertura, foi dado inicio a reunião que foi conduzida por Guilherme Xukuru e MaurilhoTruká, onde eles fizeram um relato da ultima reunião, que foi realizada na TI Pipipã, e dando sequencia Zé de Santa Xukuru que é vice-cacique de seu povo, fez um histórico do movimento social Indígena, e também falou da importância dos jovens para a continuação do movimento, segundo Zé “os jovens serão futuras lideranças, futuros caciques e são fundamentais para a preservação da luta de seus ancestrais”, Zé de Santa também lembrou da atual situação do senário politico voltado aos povos indígenas do Brasil, ressaltando assim a PEC 215 e a Portaria 303 da AGU. Outros assuntos foram lembrados, como a importância da comunicação para os povos indígenas, mas o que deu mesmo o que falar foi sobre as cotas nas universidades brasileiras.

Essa questão das cotas indígenas nas universidades, sempre foi e sempre será um assunto muito polemico, até porque muitas universidades não dão importância a esse direito indígena, e por isso o grande interesse dos jovens buscar e cobrar mais esse direito, que lhe são garantidos por lei.

Mas depois de tantas discussões, teve também momentos de laser onde os Pankararu e Pankararu de Entre Serras, se reuniram e apresentaram varias danças tradicionais de seu povo, fechando assim um dia muito produtivo e proveitoso para os jovens e demais pessoas presentes a reunião.

No ultimo dia do evento, foi o momento onde os jovens confirmaram a data e o local onde será realizado a I Assembleia de Jovens Indígenas de Pernambuco, que ficou marcado para os dias 16, 17 e 18 de Agosto de 2013, com a chegado dos participantes para o dia 15, ficou decidido também os assuntos que a Assembleia vai tratar, além disso, foi definido varias atividades, para serem realizadas pelos jovens que compõem a COJIPE, ações essas que vai desde a comunicação do evento a alimentação e infraestrutura.

Parabéns aos jovens indígenas de Pernambuco, por mais essa demonstração de protagonismo juvenil.

Compartilhada por Alexandre Pankararu Santos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.