Advogado toma iniciativa para defender manifestantes presos em BH

Em São Paulo, centenas de manifestantes foram presos durante os protestos
Em São Paulo, centenas de manifestantes foram presos durante os protestos

Thaís Mota – Hoje em Dia

Uma onda de protestos contra o aumento das tarifas de ônibus em todo o país motivou um advogado mineiro a criar um cadastro de defensores dispostos a defender os manifestantes que, por ventura, venham a ser presos durante a primeira assembleia do movimento no Estado, marcada para este sábado (15), na Praça da Savassi, em Belo Horizonte.

Segundo Marco Aurélio Corrêa, diretor do Sindicato dos Advogados de Minas Gerais, a iniciativa surgiu após a liminar da Justiça que proíbe qualquer manifestação pública em Minas Gerais durante os jogos da Copa das Confederações na capital mineira. “Queremos que a Copa seja um sucesso e que tudo transcorra em ordem, mas não podemos aceitar uma proibição do direito de reunião e manifestação da população”, afirmou.

Por isso, o defensor teme uma atitude da polícia mineira como tem sido registrado em São Paulo. “Nunca vi um governo, que se diz democrático, entrando com uma repressão preventiva contra a sociedade. E tudo isso só porque a Copa das Confederações começa amanhã. Mas nós queremos uma Copa com a realidade da população e podemos fazer a melhor Copa do mundo tupiniquim”, afirmou.

Ainda conforme o advogado, o cadastro funcionará na verdade como um plantão preventivo e já ganhou a adesão de vários defensores do Estado. “Vamos utilizar as redes sociais para manter um canal direto de comunicação com os advogados cadastrados. Além disso, faremos uma espécie de distribuição dos dados do eventual preso para os escritórios de advocacia e cada um vai impetrando os habeas corpus”, garantiu.

A iniciativa ganhou até uma página de evento no Facebook, aos moldes de uma outra “fan page” criada por advogados paulistas. Além disso, o evento criado pelo advogado mineiro esta sendo divulgada em outras páginas também. No grupo “Jovens Advogados“, pelo menos dez defensores já afirmaram estar à disposição para atender às ocorrências e estão organizando uma petição padrão para facilitar a liberação dos presos.

Marcos Aurélio destacou também que o plantão, voltado especialmente para o movimento pela redução da passagem de ônibus, também será estendido às entidades sindicais com protestos previstos para os próximos dias. “Os sindicatos organizados têm seus próprios departamentos jurídicos que devem estar de prontidão, mas ainda assim estendemos nosso apoio. Já os jovens que estão se organizando contra o aumento das tarifas não tem organização nenhuma por trás”, explicou.

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.