Com (apenas) 13 ‘fazendas’, ruralista e ex-deputado Ricardo Bacha acusa indígenas de quererem ampliar territórios em MS

Foto: Minamar Júnior
Ruralista e ex-deputado Ricardo Bacha. Foto: Minamar Júnior

Nota: para quem não estiver lembrando, uma das “propriedades” dele é a chamada Fazenda Buriti, situada na Terra Indígena Buriti, que há mais de uma década aguarda regularização. (Tania Pacheco) 

Por Evelin Araujo e Graziela Rezende, em Midiamax

O fazendeiro e ex-deputado Ricardo Bacha está nesta sexta-feira (14) no movimento Parada Rural em Nova Alvorada do Sul, distante 120 quilômetros de Campo Grande, para defender as terras dos proprietários rurais.

Dono de treze fazendas, conforme listou na declaração de bens à Justiça Federal em 2006, quando foi candidato e não eleito a deputado estadual pelo PPS, ele acusa os índios de ampliar terras no Estado.

“Em Mato Grosso do Sul não existem terras, mas sim aldeias. Os índios não querem demarcação, eles querem ampliar as terras que já tem”.

O fazendeiro diz não saber quanto tem de prejuízo com a fazenda queimada e gado roubado. “Uma aldeia em Sidrolândia tem 2090 hectares e o pleito deles é de 15 mil hectares”, calculou.

Bacha reclamou ainda de ter sido tirado da sua casa de maneira violenta. “Pessoas disseram que não houve violência, mas houve sim, quem é retirado de sua casa sem querer e a força é não é agredido sozinho, isso agride as leis do país”.

Declaradas

São treze as propriedades rurais declaradas do ex-deputado Ricardo Bacha à Justiça Federal. Entre elas, os 302 hectares ‘de terras pastais e lavradias’ da Fazenda Buriti, em Sidrolândia, avaliados em R$ 333.106,94.

Bacha tem ainda outros cinco imóveis onde morar, todos em Campo Grande, com R$ 1.745.893,47 em bens declarados.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.