MG – Fazendeiro ameaça Sem Terra no Alto Paranaíba

Direção Estadual do MST

Neste momento o latifundiário da fazenda Porto Seguro, acompanhado de uma milícia armada, usa maquinas agrícolas para impedir os Sem Terra acampados na fazenda de colher as lavouras plantas, em Serra do Salitre, no Alto Paranaíba-MG.

O MST teme a eminência de uma tragédia, pois o fazendeiro mantém um grupo de milícia armada no local e promete impedir, a qualquer custo, os Sem Terra de colher a produção plantada.

A área foi reocupada por 200 famílias do MST, no último dia 20 de maio, quando os Sem Terra voltaram a montar o acampamento Chico Mendes no local. As famílias haviam sido despejadas de forma violenta da área no final de março, pelo fazendeiro, que juntamente com 20 pistoleiros armados invadiram o acampamento, ateando fogo em vários barracos e impedido as famílias de colher as lavouras plantas no local.

O MST exige o direito das famílias acampadas em realizar a colheita da produção cultivada na fazenda e cobra do governo federal a destinação do latifúndio para fins de reforma agrária, criando o assentamento no local.

Contexto

A fazenda foi ocupada a primeira vez pelo MST em 22 de janeiro do ano passado.

Os Sem Terra repudiam a postura arcaica do chefe de obtenção de terras do Instituto de Colonização e Reforma Agrária de Minas Gerais – Incra, que foi procurado pelo proprietário da fazenda Porto Seguro para negociação, mas não tomou as devidas providências para evitar o despejos das famílias Sem Terra.

Informações à imprensa
Edvaldo dos Santos (Primo) – (34) 9947-3014
Direção Estadual do MST

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.